Proesam: Agerh capacita municípios sobre Outorga, Cadastro de Barragens e Fiscalização

Compartilhe

Nessa quarta-feira (22), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), realizou uma capacitação sobre Noções de Outorga, Usos Insignificantes, Cadastro Estadual de Barragens e Fiscalização, exclusiva para os municípios que fazem parte do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam). 

Mais de 150 pessoas, entre servidores e prefeitos municipais, participaram da capacitação, que foi realizada em formato virtual, por uma plataforma de videoconferência. Os participantes receberam orientações sobre como funcionam os processos de recebimento e análise de pedidos de Outorga, bem como os procedimentos para análise e cadastro de segurança de barragens. 

O mais importante, segundo o diretor técnico da Agerh, José Roberto Jorge, é compartilhar informação com o município e fazer dele um elo entre a legislação estadual e o usuário de água, quando se fala em regularização do uso de recursos hídricos.

“O município é o ente mais próximo ao usuário de água, aquele que depende da outorga para utilizar o recurso em suas atividades produtivas. Então, a capacitação é importante para que as prefeituras, por meio de suas secretarias de agricultura e meio ambiente, possam orientar e auxiliar essas pessoas sobre os procedimentos e obrigações legais”, disse o diretor da Agerh.

De acordo com o técnico da Seama, Anderson Ferrari, que faz parte da Comissão de Acompanhamento do Proesam, a participação dos gestores e técnicos municipais de meio ambiente na capacitação da Agerh é parte integrante das metas que precisam ser cumpridas pelos municípios que aderiram ao Programa. 

“O objetivo ao estipular a meta era de ajudar o produtor rural dos municípios a ter acesso e a multiplicar a informação sobre como regularizar os usuários de recursos hídricos, nos próprios municípios, como o requerimento de outorga e/ou do Cadastro de Segurança de Barragens de Acúmulo de Água. Melhorando e agilizando o serviço”, explicou Anderson Ferrari.

Leia também

Novas tarifas de água e esgoto deixam conta de água mais cara

  A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial...

Reunião define estratégias e logística para as finais gerais da Copa A Gazetinha de 18 a 23 de julho

A 45ª edição da Copa A Gazetinha 2022 disputada nas categorias Sub-11, 12/13 e 14/'5 terá a finalíssima...

Dia Mundial do Vitiligo busca combater o preconceito contra a condição

É celebrado neste sábado, dia 25 de junho, o Dia Mundial do Vitiligo, data criada para conscientizar as...

INDICADORES: Preço do café arábica aumenta nesta sexta-feira (1º)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (1º) com aumento de 0,72% no preço...

Ministério da Saúde libera vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses

O Ministério da Saúde ampliou a campanha contra a gripe e toda a população acima de 6 meses...

Secretaria de Meio Ambiente de Barra de São Francisco celebra seus 33 anos

Em 1988, logo quando o atual prefeito Enivaldo dos Anjos foi eleito prefeito de Barra de São Francisco,...

Homem morre após se queimar ao acender fogueira para se aquecer em Nova Venécia

Um homem identificado como Cilio Panelo Neto morreu após sofrer queimaduras resultantes do uso de líquido inflamável na...