Produtores rurais do Espírito Santo já podem baixar e usar aplicativo Nota Fiscal Fácil

Compartilhe

Os produtores rurais do Espírito Santo já podem baixar e utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Por meio deste aplicativo, os produtores rurais poderão fazer a emissão da nota fiscal toda vez que comercializarem seus produtos.

Os produtores rurais credenciados para emitir NF-e já estão habilitados para utilizar o aplicativo da NFF, assim que fizerem o download do programa (disponível tanto para Android quanto iOS). Já os produtores que não são credenciados deverão solicitar o cadastro por meio do e-mail nffprodutor@sefaz.es.gov.br. A solicitação deverá conter o CPF e a Inscrição Estadual do produtor rural e também o nome e o CPF dos operadores.

Feito isso, o requerente receberá um e-mail de resposta com “OK” ou com o motivo do indeferimento do pedido. As dúvidas podem ser encaminhadas para o Fale Conosco da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Atualmente, muitos produtores ainda utilizam notas fiscais de papel, preenchidas à mão, para informar a venda dos produtos. Segundo o auditor fiscal Bruno Aguilar, a implantação do Nota Fiscal Fácil deverá aumentar a segurança das informações tanto para os produtores quanto para a Sefaz.

“O NFF torna o processo de emissão de notas fiscais muito mais fácil. Basta que o produtor cadastre sua propriedade, seus produtos, clientes e transportadores. Feito isso, a cada venda ele só irá precisar selecionar os produtos comercializados, informar para quem vendeu, quem irá transportar e gerar a nota fiscal”, informou o auditor fiscal.

Nesta sexta-feira (11), Bruno Aguilar irá participar de uma live com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) para falar sobre o tema. “Nós vamos abordar as principais funcionalidades do aplicativo e como ele simplifica a emissão de notas fiscais pelo produtor primário. Vale a pena assistir e conhecer mais essa inovação disponibilizada pela Sefaz a seus contribuintes”, destacou Aguilar.

Há aproximadamente um mês o produtor rural Egnaldo Andreatta, de Santa Maria de Jetibá, vem testando o funcionamento do aplicativo e se diz muito satisfeito com a mudança. “Hoje a gente ainda usa a nota fiscal de papel, mas pelo aplicativo fica tudo mais prático. Se o produtor cadastrar os produtos, os clientes e os transportadores, ele consegue emitir a nota fiscal em questão de segundos”, disse Andreatta.

O auditor fiscal Ivar Marques de Souza Junior lembrou que o NFF pode fazer a emissão de notas ainda que esteja sem conexão com a internet. “Sabemos que nem todos os produtores têm internet em suas propriedades, o que poderia dificultar a emissão das notas fiscais. Por isso, o sistema foi planejado de forma a permitir o cadastro offline de notas fiscais, desde que os cadastros de produtos, clientes e transportadores já tenha sido feito”, explicou.

Clique AQUI para ver o funcionamento do NFF.

Escolas venecianas no clima do Carnaval

Leia também

Menino de 9 anos morre em acidente de moto no Norte do Espírito Santo

O menino Murilo Figueiredo Meireles, de nove anos, morreu em um acidente de moto, na noite deste domingo...

Policiais civis de Jaguaré e Vila Valério prendem suspeito de intimidar funcionários de lavoura

As equipes das Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério, durante Escala Operacional (Iseo), realizada nessa terça-feira (25), prenderam,...

Prefeitura conclui construção de calçada em frente a prédio abandonado no centro de Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza Pública concluiu...

Ação conjunta prende suspeito de porte ilegal de arma de fogo em Pinheiros

Ação conjunta prende suspeito de porte ilegal de arma de fogo em Pinheiros

Ufes repudia PEC que propõe cobrar mensalidade em universidades públicas: ‘retrocesso’

  A Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) divulgou um texto em que manifesta repúdio ao...

Nota oficial – Presidência da Petrobras

O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, decidiu promover alteração da Presidência da...