Produtores da Região Norte conhecem plataforma sobre as Rotas de Integração Nacional

Compartilhe

Representantes dos polos da Estratégia Rotas de Integração Nacional da Região Norte<\/a> conheceram, nessa quarta-feira (27), a Plataforma Rota-S, que reúne informações sobre todas as unidades da iniciativa e tipos de Rotas já em atuação. O portal pode ser acessado neste link.<\/a> Também há uma versão para smartphones, que está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos com o nome Rotas de Integração Nacional.

Quem acessar a página ou o aplicativo da Rota-S vai encontrar dados como os tipos de Rotas existentes, os polos que já estão em funcionamento por todo o País e quais cidades integram cada unidade. Também é possível conhecer um breve histórico de cada cadeia produtiva apoiada pela Estratégia e fazer um cadastro de produtos. Nesta última etapa, o produtor deve informar a Rota de que faz parte, qual polo integra e inserir dados da empresa.

“As Rotas são um importante instrumento para levarmos desenvolvimento para as diversas regiões do País, especialmente aquelas que ainda necessitam de apoio para criar melhores condições para a população, por meio do crescimento econômico, da geração de renda e da melhoria da qualidade de vida. Elas são, de fato, uma estratégia de inteligência para promover o desenvolvimento regional”, explicou a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sandra Holanda.

A Plataforma Rota-S foi desenvolvida a partir de uma parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo multilateral ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Conheça medidas de autoproteção em casos de deslizamentos<\/a>

Mais 16 cidades brasileiras entram em situação de emergência por conta de desastres<\/a>

Quatro cidades de Goiás vão receber R$ 1,7 milhão para continuidade de obras de saneamento<\/a>

Produção

O workshop organizado na manhã desta quarta-feira também foi destinado a apresentar ações bem-sucedidas da Estratégia na região. Os casos selecionados foram dos polos Transamazônica, da Rota do Cacau, e Baixo Tocantins, da Rota do Açaí, ambos no Pará.

Rotas

As Rotas são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela PNDR. Buscam promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Próximas ações

A série de apresentações da Plataforma Rota-S será encerrada nos dias 9 e 10 de agosto, com a realização de um seminário internacional. A apresentação já foi feita anteriormente para as Regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Foto: MDRFoto: MDR

Leia também

ES: mulher acusada de matar o filho recém-nascido com golpe de tesoura vai a júri

  O julgamento da mulher acusada de matar o filho recém-nascido com um golpe de tesoura em junho de...

Perseguição a suspeitos de roubo a motorista de aplicativo termina com acidente e um baleado no Espírito Santo

    Perseguição a suspeitos de roubo a motorista de aplicativo terminou com um baleado em Vila Velha, ES Um motorista...

MONKEYPOX: Ministério da Saúde lança Plano de Contingência Nacional para a varíola dos macacos

O Ministério da Saúde lançou o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox, a varíola dos macacos. O documento...

Espírito Santo confirma mais 2 casos e número de pacientes com varíola dos macacos chega a 7 no estado

    Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera Mais dois casos de varíola...

Bisneto de ex-governador do Espírito Santo, Jô Soares sonhava em ser diplomata

  O apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares, que morreu aos 84 anos, na madrugada desta sexta-feira (5),...

DER/ES publica extrato dos contratos para pavimentação da ES-320 entre Barra São Francisco e Mantenópolis

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER/ES) publicou na última segunda-feira, 8, no Diário...

Assinatura de Ordens de Serviços para construção de dois Campos Bons de Bola e entrega de uma Van será nesta sexta feira (12) em...

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos estará no distrito de Vila Paulista, nesta sexta...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta quarta-feira (10)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (10) com alta de 0,40% e o produto...