Produtor de Vila Pavão colhe mandioca de 64 quilos com raiz gigante

Um produtor rural de Vila Pavão teve uma agradável surpresa, quando ao colher  na sua plantação de mandioca, em uma única planta, as raízes pesaram cerca de 64 kg. A mandioca gigante foi colhida no sítio da Chapada uma propriedade rural de apenas quatro alqueires, a maioria deles voltado para a produção de café conilon, localizada no Córrego Santa Filomena, pertencente ao município de Vila Pavão.

O produtor rural é Victor Pagung, que é descendente de pomeranos  e contou que ficou surpreso quando na hora percebeu, que a raiz era imensa e muito maior do que as que costuma colher. Disse que foi para realizar uma colheita normal e que ao começar a descobrir as raizes da planta, elas praticamente não tinham fim. Os 64 quilos todos aproveitáveis, foram repartidos entre filhos e parentes próximos.

Segundo ele, a plantação só recebe água das chuvas e a variedade da planta é a “arara” que é muito cultivada pelos produtores da região. Victor disse ainda que na sua plantação tem outros pés que serão colhidos e que um lhe tem chamado bastante atenção, por ter as mesmas características do que foi colhido e que em breve iremos saber.

Anteriormente a mandioca colhida em Vila Pavão, apenas uma encontrada na cidade paulista de Bauru, era considerada como a mais pesada, algo em torno de 60 quilos. O agrônomo Chukichi Kurozawa, consultor do Globo Rural, programa dominical voltado para o homem do campo, dirimi dúvidas no programa e faz palestras de campo. Ele não foi consultado sobre a raiz de Vila Pavão, mas em outra consulta,  aponta que a variedade colhida pode ser a manihot esculenta subsp , uma espécie muito comum encontrada em solos bem cuidados.


Leia mais

Leia também