Prodest lança programa Cibercidadão para aproximar capixabas da administração pública

Compartilhe

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) lançou o programa Cibercidadão. O objetivo é fortalecer a interação entre o Governo do Estado e os capixabas para captar e desenvolver ideias que vão poder se transformar em serviços digitais para tornar a administração pública mais ágil e eficiente.

O programa também prioriza estimular a cidadania na era digital. Pelo site (https://cibercidadao.prodest.es.gov.br), é possível enviar uma ideia direcionada para os segmentos de segurança pública, educação, saúde, transparência, entre outros.

Caso essa ideia esteja ligada ao setor de Tecnologia da Informação (TI) e possa ser aplicada pelo Estado, ela será analisada e poderá se tornar uma solução tecnológica. Cada ideia aprovada pode ser implementada pelo Prodest ou por outro órgão estadual, em parceria entre instituições governamentais, acadêmicas e empresariais.

O programa Cibercidadão também vai promover hackathons (maratonas de programação) para o desenvolvimento das soluções tecnológicas. Esses eventos vão acontecer no formato on-line, o que facilitará a participação de mais pessoas de diferentes regiões do Estado. 

Colaboração

Para reforçar a gestão compartilhada, o Cibercidadão tem como foco contar com a colaboração do cidadão e de diversos setores da sociedade. O objetivo é envolver pessoas com diferentes perfis e experiências, para agregar valor às ideias direcionadas ao aperfeiçoamento do serviço público.

“Foram criados quatro perfis de cibercidadão (inovador, desenvolvedor, avaliador e pesquisador). Queremos reunir pessoas que possam apresentar propostas inovadoras ligadas à tecnologia e ao Governo, buscando o apoio dos que vivenciam a realidade do serviço públicos”, explicou a coordenadora do programa, Camila Zacche de Aguiar.

Além dos cidadãos que podem enviar ideias, o Cibercidadão pretende contar com a contribuição de usuários dos serviços digitais oferecidos pelo Estado. Também podem participar estudantes e profissionais de TI com o desenvolvimento de soluções tecnológicas em hackathons.

O programa também vai abrir espaço para pesquisadores com foco na elaboração de trabalhos e projetos relacionados com a administração pública e a TI. Haverá também lives em que o Cibercidadão será apresentado para a população e entidades de diferentes segmentos.

Acessibilidade

Para fortalecer o conceito de cidadania digital, o site do programa se caracteriza pelo alto nível de acessibilidade, tanto que foi criado seguindo as diretrizes de disponibilidade de conteúdo da web nacional e internacional. Assim, permite o acesso ao computador de diferentes maneiras, abrangendo pessoas com deficiência visual, auditiva e de movimentos.

Uma prova disso é a presença de assistentes virtuais que podem converter, por exemplo, o texto selecionado para Libras (linguagem de sinais). Também há ferramentas para converter o texto selecionado em áudio ou o áudio em texto. Outro destaque é a assistente Nina que tira dúvidas sobre o programa Cibercidadão.

“Trata-se de uma iniciativa que vai ajudar o Poder Público a estar mais próximo do cidadão e conectado com as demandas da sociedade. Não tenho dúvidas de que o Cibercidadão vai ser responsável pelo surgimento de projetos que vão tornar o Estado mais ágil, transparente e eficiente”, destacou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Leia também

Barra de São Francisco pula da 2.615ª para a 184ª posição no Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil do STN

O município de Barra de São Francisco saiu da posição 2.615 para a posição 184, em 2021, em...

Prazo de emissão da DAP é prorrogado até 31 de outubro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nessa quarta-feira (29), a Portaria nº 174, com alterações à Portaria nº...

Primeiro dia da Festa de São Pedro teve concurso de trajes típicos

O prefeito Enivaldo dos Anjos abriu, nesta sexta-feira, 1º, a Festa de São Pedro, que acontece no terreno...

Servidores continuam com trabalho intenso de limpeza em Barra de São Francisco

Servidores da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, estão em ação nesta...

ES: menina de 4 anos é deixada de castigo, ajoelhada no cimento com mãos para trás e rosto virado para parede

Os pais de uma menina de quatro anos foram levados para a delegacia depois de uma denúncia de...

Tottenham anuncia a contratação do veneciano Richarlison

  O Tottenham anunciou, na manhã desta sexta-feira, a contratação do brasileiro Richarlison, que atuou pelo Everton nas últimas...