Prodest integra rede pioneira no uso do blockchain no setor público

Compartilhe

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) é um dos órgãos públicos integrantes da Rede Blockchain Brasil (RBB), que também é composta pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e por instituições federais e estaduais de Tecnologia da Informação (TI).

Lançada no final de maio, essa rede tem como objetivo aperfeiçoar a construção de uma infraestrutura que possibilite o uso da tecnologia blockchain em várias aplicações, o que poderá contribuir para elevar a transparência pública, expandir a confiança dos cidadãos nos serviços públicos e acelerar a transformação digital no Brasil.

O blockchain consiste em uma tecnologia voltada para o compartilhamento de informação de forma confiável, descentralizada e rastreável. Em virtude disso, pode ser adotada em situações que abrangem, por exemplo, o rastreamento de ativos com garantia de autenticidade das transações realizadas por instituições públicas.

O gerente de Gestão da Informação do Prodest, Leandro Barbieri, afirmou a autarquia participou dos testes para a implantação da RBB e tem nós (pontos) ativos na rede que podem validar e registrar transações.

“Graças a essa rede, o setor público não precisará adquirir criptomoedas para utilizar as tecnologias associadas às redes de blockchain descentralizadas. Com a criação da Rede Blockchain Brasil, será possível desenvolver aplicações que oferecem transparência, rastreabilidade e ainda mais confiança na autenticidade das informações geradas pelo Estado”, destacou Barbieri. 

“Com certeza, estamos atuando em uma ação pioneira no Brasil. Afinal, trata-se de uma tecnologia que o setor público nacional está começando a utilizar de forma gradativa. Esperamos, em breve, ter mais mecanismos tecnológicos para evitar fraudes e falsificações, ressaltou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio. 

Leia também

Prefeitura constrói mais uma ponte e um bueiro na região do Rio Campo, em Monte Sinai

A Secretaria Municipal de Interior e Transportes (Semte), entregou neste início de semana, mais uma ponte e um...

Rancho Fundo e Santa Teresinha vencem e decidem o título de campeão da Copa Norte

A segunda rodada das semifinais da 16º Copa Norte, de futebol amador, realizadas no último sábado (02) e...

Inauguração da clínica de hemodiálise emociona a todos os presentes; próxima será uma clínica oncológica

A inauguração da clínica Med.Álise, na manhã deste sábado, 2, em Barra de São Francisco, com a presença...

Salários das profissões do futuro passam de R$ 10 mil

MARINA COSTA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cinco carreiras do futuro estão ligadas à tecnologia, aponta pesquisa feita...

ANS suspende a venda de 70 planos de saúde por causa de reclamações; veja a lista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu a venda de 70 planos...

Festa de São Pedro começa nesta sexta, 1º, com concurso infantil de trajes típicos e várias atrações

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...