Prodest integra parceria entre instituições nacionais de TI do Brasil e da Estônia

Compartilhe

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) será um dos beneficiados do acordo firmado entre a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e a ITL – entidade estoniana cujo foco é unir empresas de Tecnologia da Informação (TI) e de Telecomunicações para promover o desenvolvimento digital.

A parceria consiste em um memorando de intenções que vai promover o estreitamento na relação entre a Abep-TIC e a ITL. Para atingir esse objetivo, serão realizadas ações para compartilhar o conhecimento de governança digital, com foco em facilitar a comunicação dos órgãos públicos de TI brasileiros com o governo e empresas privadas estonianas.

Localizada na Europa, a Estônia é uma referência internacional em governo digital. A grande maioria dos serviços públicos pode ser realizada de maneira on-line, com exceção de atividades que requisitam a presença física, como divórcio e transferência de imóvel. Os cidadãos ainda podem acessar mais de 500 serviços gratuitos por meio de uma identidade digital.

“Com certeza, é uma parceria que pode proporcionar um avanço nos serviços públicos digitais no Brasil. A Estônia tem se tornado um grande exemplo de como é possível digitalizar a sociedade de forma estratégica e eficaz. Com o compartilhamento de tecnologia e de conhecimentos em cyber segurança, teremos um cenário mais favorável para aperfeiçoar o atendimento on-line ao cidadão. O Governo do Estado já tem ações importantes nesse sentido, mas é preciso aperfeiçoar para  implementar alternativas de forma mais efetiva para a população”, pontuou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.

 

Leia também

Equipe de abordagem de rua ressalta importância do trabalho em rede

  A Prefeitura de Nova Venécia, através do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), realiza, diariamente, o...

Ossuário será implantado no cemitério de Barra de São Francisco

O prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou nesta quarta-feira, 11, que o cemitério municipal no bairro Irmãos Fernandes deverá...

Cor e gosto do som: jovem que tem condição rara que mistura sentidos compartilha percepções na web

Ana Eulália passou a fazer desenhos de como percebia os sons, para mostrar às outras pessoas o que...

Jaguaré recebe materiais esportivos do projeto Campeões de Futuro

  A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Esportes recebeu, nesta quarta-feira, 11, à noite, o...

Brasil busca a eliminação da malária até 2035

O Ministério da Saúde pretende eliminar a malária do país até 2035. A pasta lançou o Plano Nacional...

Servidores seguem com reconstrução da passarela da Vila Landinha

A reconstrução da passarela sobre a ponte do bairro Vila Landinha, e por onde passa o rio Itaúnas,...