Prodest inicia licitação para contratar solução de apoio à gestão de redes de fibra óptica

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) iniciou o processo licitatório para contratar empresa especializada no fornecimento de solução de documentação técnica e apoio ao gerenciamento de redes de fibra óptica.

A licitação é no modelo pregão eletrônico, tipo menor preço global. Podem participar apenas as empresas cadastradas no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga). As propostas podem ser enviadas até as 9h59 do próximo dia 17, quando também haverá a apresentação dos orçamentos.

A contratação vai abranger diversos serviços relacionados com software de documentação de redes de fibras ópticas, como a aquisição de licença perpétua, as atividades de implantação, os serviços de repasse de conhecimento técnico e os trabalhos de suporte.

Com o gerenciamento do Prodest, o Governo do Estado conta com algumas redes de fibra óptica corporativas, como a Metro-ES e o Anel da Enseada, que atendem a órgãos públicos na Capital.

Outra rede corporativa importante é a Metro-Gvix, responsável por conectar 326 repartições públicas estaduais na Grande Vitória ao Data Center do Estado, situado na sede do Prodest, em Vitória. A estimativa é que esse número chegue a 553 até o final deste ano.

“O Governo do Estado está expandindo as redes de fibra óptica. Um bom exemplo disso é a ES Digital que vai contemplar inicialmente 30 munícipios de várias regiões. Sem dúvida, é preciso contar com soluções que nos ajudem a administrar esses recursos com eficiência”, destacou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.