Prodest desenvolve site sobre ferramenta que ajuda na recuperação de celulares

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o site da ferramenta Cadastro Inteligente (www.cadastrointeligente.es.gov.br). Nele, é possível o internauta inserir informações do smartphone, que ficam no banco de dados dos órgãos estaduais de segurança, aumentando as chances de recuperar o aparelho que foi perdido, furtado ou roubado.

O site apresenta uma série de informações sobre o Cadastro Inteligente, com a intenção de tirar dúvidas do cidadão sobre o cadastro e o funcionamento da plataforma. Além disso, tem a seção Fale Conosco, caso haja um questionamento mais específico sobre os recursos sistema.

Na página, também estão disponíveis dados estatísticos sobre a recuperação de celulares apreendidos pela Polícia Militar do Espírito Santo no ano passado e nos dois primeiros meses de 2020.

“É muito importante para o Prodest contribuir com ações que facilitem a interação das pessoas com os serviços públicos. Esse site é um bom exemplo de como a autarquia pode tornar o atendimento à população mais ágil”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Cadastro

É necessário informar dados essenciais do celular no Boletim de Ocorrência, como o número do IMEI do aparelho, mas nem sempre o proprietário é capaz de informá-lo, o que dificulta a recuperação.

Com o “Cadastro Inteligente”, essas informações já são inseridas em um banco de dados da Polícia Civil e Militar, o que eleva as possibilidades de reaver o aparelho.

Para se cadastrar é necessário fornecer os dados pessoais. Depois, o usuário pode inserir os dados do celular: marca, modelo, CPF do comprador e o mais importante, o número do IMEI. Este pode ser encontrado no aparelho, na nota fiscal da compra ou na caixa original.

Caso o número não esteja em nenhum desses lugares, basta abrir o discador e digitar o código: *#06#, para o número do IMEI ser exibido na tela.

Após o cadastro, o celular passa a constar no banco de dados dos órgãos de segurança. Lembrando que o cadastro não isenta a necessidade do registro da ocorrência na Delegacia de Polícia, o que pode ser feito pelo site delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

 

Leia mais

Guarda Municipal prende suspeitos de participar de rinha de galos em Vila Velha, ES

Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, na...

Polícia fecha boate em Cariacica que desobedeceu ao decreto estadual sobre Novo Coronavírus

A Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi) fechou...

FGTS: calendário do saque emergencial vai de junho até novembro

No país, 60 milhões de pessoas receberão até R$ 1.045 Por Jonas Valente O pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço...

Leia também

Auxílio de R$600: Próximos pagamentos serão automáticos para quem já tem o benefício

Após o anúncio da prorrogação das parcelas do...

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...

ES tem novo 1º lugar em ranking de transparência de dados da Covid-19

O Espírito Santo é mais uma vez 1º lugar na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  É o que mostra a versão...

Polícia apreende moto clonada em Água Doce do Norte

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento no centro de Água Doce do Norte, foi avistada pela guarnição uma motocicleta CG...