Prodest apresenta Laboratório de Inovação com foco em parcerias

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) apresentou, na manhã desta segunda-feira (13), o Laboratório de Inovação (Lino) com a intenção de mostrar os projetos que estão sendo realizados e as atividades a serem desenvolvidas futuramente.

Participaram da atividade a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; secretários de Estado; e representantes de órgãos estaduais. O evento teve uma apresentação sobre iniciativas realizadas pelo Lino até o momento, realizada pela coordenadora do Laboratório de Inovação do Prodest, Camila Zacche de Aguiar.

Ela destacou o programa Cibercidadão, que prioriza incentivar tanto os funcionários públicos estaduais quanto os demais segmentos da população a sugerir ideias, em que a tecnologia pode ajudar na melhoria da Administração Pública Estadual.

Soluções

Na avaliação da vice-governadora, é fundamental o Prodest contar com um Laboratório de Inovação para propor soluções que ajudem a tornar a Administração Estadual mais próxima dos cidadãos. “Precisamos manter um bom diálogo com todos os segmentos da sociedade. E essa ação do Prodest vem ao encontro desse objetivo. Com certeza, isso vai nos ajudar a ter mais capacidade de responder às demandas dos capixabas por serviços públicos mais ágeis e acessíveis”, destacou Jacqueline Moraes.

Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, a contribuição dos órgãos estaduais é muito importante para o fortalecimento do Lino. “Com boas parcerias, teremos mais condições de promover inovações importantes que vão impactar positivamente nos serviços que prestamos aos clientes, o que também influencia na qualidade do atendimento do Governo ao cidadão”, enfatizou.

“A inovação é importante e necessária em todas as áreas, inclusive no serviço público. Com o LINO, o Prodest fortalecerá a busca por novas ideias, o desenvolvimento de soluções tecnológicas e o incentivo a ações focadas no aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pela Administração Pública Estadual”, afirmou o secretário de Estado Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

Para o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata, o Cibercidadão e o novo Laboratório de Inovação do Prodest são estratégias importantes do Estado para estar cada vez mais presente para o cidadão no mundo virtual. “Agora é possível que o cidadão participe de forma mais direta da Administração Pública do Espírito Santo. São os avanços tecnológicos possibilitando mudanças e novas formas de comunicação, além de estimular a prática da cidadania na era digital”, disse.

“A criação e fortalecimento dos escritórios locais de Inovação é uma estratégia de avançar o desenvolvimento da organização experimentando novos produtos e formatos, enquanto a cultura inovativa se consolida na entidade. O Lino chega com a missão de aproximar o Prodest do cidadão e dar agilidade na implementação de novos produtos e práticas, uma excelente proposta para a oferta de serviços públicos mais humanos”, ressaltou o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), Matheus Oggioni.

“Esse projeto vem como uma excelente ferramenta para pensar questões relacionadas à inovação. Temos grandes expectativas em relação às ações do laboratório, que poderão atuar na promoção de direitos humanos, como a acessibilidade e a inclusão digital da população mais vulnerável”, pontuou a assessora técnica da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Aline Passos.

 

Para mais informações sobre o Lino, os cidadãos podem entrar em contato pelos canais abaixo:
E-mail: lino@prodest.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-7233