Prodest adquire equipamentos para expandir rede de fibra óptica do Governo do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) investiu em equipamentos de rede IP e Ethernet que serão instalados em localidades nos municípios de Viana e Guarapari. Com cinco anos de garantia, os equipamentos vão ajudar na expansão da Rede Metro-Gvix que já contempla cerca de 330 órgãos públicos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

O Governo do Estado conta com mais duas redes de fibra óptica. Uma delas é o Anel da Enseada, que atende ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES), ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), ao Ministério Público do Estado do Espírito (MPES) e à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A outra é a Metro-ES, que abrange órgãos estaduais em Vitória desde 2011. Ela e a Metro-ES são responsáveis por conectar aproximadamente 120 repartições públicas.

Com a expansão da Metro-Gvix para Guarapari e Viana, a estimativa é de que as redes governamentais de fibra óptica tenham, até 2021, 550 pontos conectados, que interligarão instituições públicas ao Data Center do Estado, situado no Prodest, em Vitória.

As redes são importantes para o bom desempenho de sistemas como o e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos), Siarhes (folha de pagamento dos servidores públicos estaduais), o Saúde Digital, o Detrannet, entre outros.

Além disso, contribuem para o acesso ao serviço de correio eletrônico, a recursos avançados de telefonia corporativa e à rede mundial de computadores em alta velocidade.

“Expandir as redes de fibra óptica do Governo do Estado é essencial para que escolas, hospitais, delegacias e outras repartições públicas tenham condições de oferecer melhores serviços à população. Por isso, é importante investir de forma planejada em infraestrutura de TI”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 

Leia mais

Leia também