Procon-ES participa de projeto-piloto da EDP para negociação de dívidas com o consumidor

Compartilhe

Representantes do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), receberam, na manhã dessa segunda-feira (27), representantes da EDP Espírito Santo, para a apresentação de um projeto-piloto visando à negociação de dívidas com o consumidor no âmbito do Procon-ES.

O Órgão já havia se reunido com a empresa e informado sobre a necessidade de criação de um canal de negociação direto com os Procons, tendo em vista a dificuldade de negociação na sede dos órgãos de defesa do consumidor, que resultava na abertura de um procedimento interno e notificação da empresa.

Durante a reunião, o gestor operacional de poder público da EDP Espírito Santo, Jorge Vilchez Guerrero, apresentou a proposta de implantação de um chat para comunicação direta e em tempo real com o atendente do Procon que vai auxiliar o consumidor no reparcelamento da sua dívida.

O chat (Procon x EDP) busca trazer uma gestão próxima entre as duas instituições, dando retorno em tempo real das demandas solicitadas pelo consumidor. Por meio da plataforma, o atendente do Procon conseguirá solicitar auxílio nas negociações de consumo do cliente de baixa tensão. O canal é gerido pela equipe da EDP com gestão avista dos indicadores, principalmente, demanda e tempo de fila, buscando trazer celeridade nas operações”, acrescentou Guerrero.

A diretora jurídica do Procon-ES, Andréa Munhós Ferreira Barroso, contou que muitas vezes o consumidor já tinha aceitado a proposta e o atendente estava em via de concretizar o acordo, mas a exigência da empresa de comparecimento do consumidor à agência para formalização do reparcelamento da dívida, muitas vezes, dificultava a sua concretização. Em razão dessas dificuldades ocasionadas os atendimentos da EDP deixavam de ter um viés preliminar e a empresa passava a ser notificada formalmente pelo Procon-ES.

Isso era muito ruim para o consumidor, pela demora na solução da sua demanda, para o Procon e para a própria empresa. Estamos entusiasmados com esse canal que veio para facilitar e dar celeridade às demandas do consumidor que vai sair do Procon com o seu problema solucionado. Inclusive, se o consumidor tiver direito à tarifa social e não estiver cadastrado, o Procon vai conseguir solicitar a inclusão”, ressaltou Andréa Munhós.

Por ser um projeto-piloto, a princípio, o chat estará em fase de teste e será implantado somente no Procon Estadual. A expectativa é de que, funcionando, os Procons municipais também possam se beneficiar dessa plataforma de negociação com a EDP.

Essa é uma conquista muito grande, pois, diariamente nos balcões de atendimento do Instituto, muitos consumidores se queixavam da dificuldade em negociar uma dívida com a empresa”, ressaltou o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde.

Também participaram da reunião representando o Procon-ES, o gerente de atendimento, Lucas Carneiro Costa e o gerente de tecnologia da informação, Marcos André Cardoso de Souza. Representando a EDP, participaram a gestora operacional de agências, Derielle Valeriotte Alvarenga; o analista comercial de agências, Paulo Henrique Mendes Dourado e a analista comercial de poder público, Márcia Freisleben de Rezende.

Leia também

Prefeitura entrega reforma do Posto de Saúde do Córrego do Itá/Passabem nesta sexta, 12

Foi entregue na manhã desta sexta-feira, 12, o novo Posto de Saúde Adalberto Oscar Kaiser, no córrego do...

Mutirão de limpeza segue pelos bairros e distritos de Barra de São Francisco

Servidores, maquinários e caminhões da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, seguem...

Preso suspeito de assassinar companheiro da ex em São Domingos do Norte

A Delegacia de Polícia (DP) de São Domingos do Norte, em operação com a Polícia Militar, prendeu, nesta...

Setor de serviços cresce 0,7% em junho, diz IBGE

O setor de serviços cresceu 0,7% entre maio e junho. É a segunda alta seguida do setor, que...

Foragidos da Bahia são presos pela PM em São Gabriel da Palha

  Dois jovens com mandados de prisão em aberto, foram detidos pela PM na manhã da última sexta-feira (12),...

Homem tem 52% do corpo queimado em Água Doce do Norte

Zé Marcelino, como é conhecido, é morador do Córrego São Domingos, zona rural de Água Doce do Norte,...

Ipec: Casagrande tem 24%, Manato, 19%, e Capitão Vinícius Sousa, 18% de rejeição

  Renato Casagrande (PSB), Manato (PL) e Capitão Vinicius Sousa (PSTU) — Foto: Rede Gazeta Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada...

23ª Pomitafro começa nesta sexta-feira (19)

      Começa nesta sexta-feira (19), a 23ª Pomitafro. Depois de três anos...