Procon-ES divulga balanço anual e bancos lideram atendimentos

Compartilhe

Em 2021, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 28.368 atendimentos. Desse total, 7.412 estão relacionados a bancos, ocupando a primeira posição no ranking de atendimentos. Em segundo lugar, aparecem as financeiras (2.328), seguido pela telefonia móvel (2.278), cartão de crédito (2.123) e energia elétrica (1.074).

As principais queixas que lideram o ranking estão relacionadas à cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura; mudança unilateral nos contratos, com reajuste no valor do serviço; empréstimo consignado não autorizado; refinanciamento de empréstimo sem o consentimento do consumidor; cálculo e negociação de débitos; e problemas com contratos (descumprimentos e cláusula abusiva).

No ano passado, os atendimentos relacionados a bancos cresceram 230%, em comparação ao mesmo período de 2020. As principais insatisfações do segmento são referentes ao empréstimo automático, sem consentimento do aposentado e pensionista; modalidade de empréstimo via cartão consignado, com a cobrança de juros elevados, além de descontar o valor mínimo no benefício do consumidor, fazendo com que ele entrasse no “rotativo”; refinanciamento de empréstimo sem autorização prévia; falta de informação clara e precisa sobre o que o consumidor está contratando, além de cobrança indevida.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que para evitar prejuízos é preciso ter atenção redobrada antes da contratação de serviços, ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas.

“Se o consumidor verificar retiradas não autorizadas de sua conta bancária ou cobranças de serviços não autorizados e descontos não concedidos do seu benefício, deve procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor”, orientou Athayde.

Empresas

Em relação às empresas líderes de atendimento no Procon-ES, no ano de 2021, em primeiro lugar no ranking está a Telefônica Vivo (1.587); em segundo aparece o Banco BMG (1.224), seguido do Banco Bradesco (1.105), da EDP (1.088) e, em quinto lugar, aparece a Caixa Econômica Federal (913).

Ainda sobre as empresas mais demandadas, estão aquelas que aparecem como as mais resolutivas, ou seja, que solucionaram o problema com o consumidor. Na lista, aparece a 123 Milhas, a My Fish, a Abraspes, a Academia Wellness e a Vivo. As queixas estavam relacionadas ao reembolso de pacotes de viagens; à devolução de descontos indevidos de associados; e ao acordo e cancelamento de contrato de prestação de serviços.

Rogério Athayde ressaltou ainda que o ranking de empresas que se destacaram em 2021 não caracteriza, necessariamente, que são as melhores empresas para contratar. “Essas empresas tiveram o melhor índice de resolutividade para as reclamações dos consumidores”, acrescentou.

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pelo e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro de Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante distribuição de senhas diárias, às 9 horas e às 13 horas. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até as 13 horas, mediante agendamento no site www.facafacil.es.gov.br.

Existe também uma plataforma on-line do Ministério da Justiça para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br, é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas, em até dez dias.

Para o atendimento, é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Leia também

Polícia descobre túnel na fronteira entre México e EUA

Um túnel recentemente descoberto de cerca de 500 metros sob a fronteira entre os Estados Unidos e o México...

Marcha Atlética: Caio Bonfim conquista bronze em GP Internacional

O brasileiro Caio Bonfim conquistou a medalha de bronze da prova de 10 km de marcha atlética do...

Sesa orienta municípios sobre a notificação de casos suspeitos de hepatite aguda de etiologia desconhecida

  A Secretaria da Saúde, por meio da Gerência Estadual de Vigilância em Saúde, está enviando aos municípios a Nota...

Brasília sedia Semana do Governo Aberto

De hoje (17) e até a próxima sexta-feira (20), está sendo realizada, em Brasília, a Semana do Governo...

Patrolamento de estradas segue firme na região do Córrego Santa Angélica em Barra de São Francisco

Maquinários e o carro pipa da secretaria de Transportes e estradas da prefeitura de Barra de São Francisco,...

Brasileiro Feminino: Corinthians bate Cresspom em jogo 100 de Tamires

O Corinthians assumiu, provisoriamente, a vice-liderança da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Neste domingo (15),...

Vídeos mostram danos causados por ventania em Nova Venécia

  Uma forte ventania, seguida de chuva, atingiu o município de Nova Venécia no fim da tarde desta terça-feira (17),...

Vídeo de carro em alta velocidade em Nova Venécia viraliza em grupos de WhatsApp

  Um vídeo que está circulando em grupos de um aplicativo de mensagens tem causado revolta e indignação na...