Processo automatizado garante água de coco com segurança e qualidade no Espírito Santo

Especialistas da Extrafruti alertam para a importância da higienização durante processo de produção da bebida

Por Extrafruti

Neste verão, nada melhor que se refrescar com uma bebida cheia de benefícios: a água de coco. Além de hidratar, ela possui baixo teor calórico, é rica em potássio e auxilia no processo de desintoxicação do fígado. Mas, principalmente em tempos de pandemia, é preciso ficar atento ao que se consome nas ruas.

Para garantir a qualidade dos produtos e eliminar os riscos de contaminação, a Extrafruti, por exemplo, adota um rigoroso protocolo de segurança na produção da água de coco. A engenheira de alimentos da empresa, Marcela Garcia, explica que o processo é todo automatizado.

Através de equipamento moderno, a água de coco é extraída por agulhas sem a necessidade de abrir o coco ou contar com o manuseio dos colaboradores. O processo tecnológico utiliza também esteiras automatizadas para higienização antes do processo de extração para redução dos riscos de contaminação.

“É um produto clean label, ou seja, nosso ingrediente é apenas a água de coco. O produto é ofertado ao mercado sem procedimentos de pasteurização e sem nenhum aditivo. Por isso, nossos procedimentos de controle sanitário são rígidos com o objetivo de garantir a segurança e qualidade”, pontua Marcela.

Para garantir a qualidade e eliminar os riscos de contaminação, a Extrafruti adota um rigoroso protocolo de segurança — Foto: Extrafruti/Divulgação

Para garantir a qualidade e eliminar os riscos de contaminação, a Extrafruti adota um rigoroso protocolo de segurança — Foto: Extrafruti/Divulgação

Esses processos começam antes mesmo do coco chegar na fábrica. A Extrafruti obtém a matéria prima com um único fornecedor, com controle de rastreabilidade e com certificações rigorosas. Segundo Marcela, essa medida é adotada para garantir as boas práticas agrícolas e controlar o manejo da produção. Todos os produtos Extrafruti podem ser encontrados nas redes de supermercados Extrabom e Carone do Espírito Santo.

OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

Depois da inspeção, seleção e aprovação dos cocos por parte do fornecedor, Marcela pontua abaixo o passo a passo de como funciona os procedimentos de segurança realizados na Extrafruti, que garantem uma água de coco de qualidade e livre de contaminação.

Higienização: O coco recebido é armazenado em ambiente refrigerado e assim que inicia a produção do dia, os colaboradores levam para abastecer o tanque. Em esteira, o coco passa pela sanitização para redução da carga microbiológica com o objetivo de eliminar os riscos de contaminação.

Extração da água: O coco é transportado em esteira automatizada, sem contato dos colaboradores até o sistema de extração onde agulhas são responsáveis por perfurar e extrair todo líquido que é então filtrado, inspecionado, refrigerado a zero grau e em seguida envasado.

Inspeção: Antes de chegar nas prateleiras dos supermercados por meio de caminhão refrigerado, a água de coco ainda é avaliada quanto aos parâmetros de qualidade. A Extrafruti possui laboratório interno que permite que todas as análises sensoriais, físico-químicas e microbiológicas sejam realizadas periodicamente dentro da empresa.

Através de equipamento moderno, a água de coco é extraída por agulhas sem a necessidade de abrir o coco ou contar com o manuseio dos colaboradores — Foto: Extrafruti/Divulgação

Através de equipamento moderno, a água de coco é extraída por agulhas sem a necessidade de abrir o coco ou contar com o manuseio dos colaboradores — Foto: Extrafruti/Divulgação

BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO

Seja na praia ou depois de uma atividade física, a água de coco é sempre uma boa pedida. Ela ajuda a combater a indigestão, é uma potente aliada na regulação dos níveis de colesterol e funciona como repositor hidroeletrolítico, ou seja, auxilia na reposição dos sais minerais.

“O consumo de água de coco tem inúmeras vantagens. É uma bebida com quantidades suficientes de açúcar, rica em vitaminas C e do complexo B que não se encontra em todos os alimentos”, comenta a nutricionista da Extrafruti, Braunea Victorio.

Devido à quantidade de nutrientes, a água de coco é altamente indicada na hidratação. “As restrições são apenas para casos de hipertensão, diabetes ou doenças renais, devido a quantidade de sódio, potássio e açúcar que quando consumidos em quantidades elevadas podem ser nocivos para essas pessoas. É ideal procurar orientação quanto ao consumo”, explica Braunea.

Para esses pacientes, a nutricionista recomenda um copo de 300 ml por dia, o que equivale a um coco.

Todos os produtos Extrafruti podem ser encontrados nas redes de supermercados Extrabom e Carone do Espírito Santo — Foto: Extrafruti/Divulgação

Todos os produtos Extrafruti podem ser encontrados nas redes de supermercados Extrabom e Carone do Espírito Santo — Foto: Extrafruti/Divulgação

Além de hidratar, ela pode ser utilizada em bebidas detox devido à quantidade de vitaminas, sais minerais e nutrientes e ainda auxilia na eliminação dos radicais livres acumulados no corpo.

Entretanto, Braunea reafirma a importância de estar atento ao que se consome, principalmente, em tempos de pandemia. Por isso, alerta para a importância dos processos de controle sanitário até para a água de coco.

“A higienização de um alimento é um procedimento muito importante. Independentemente do cenário que vivemos, é necessário ter atenção tanto no controle da carga nutricional quanto nos processos de sanitização do que se consome”, alerta Braunea.

CONFIRA RECEITAS COM ÁGUA DE COCO

Para se refrescar com segurança e se manter saudável no verão, a nutricionista compartilhou abaixo algumas receitas práticas que as pessoas podem fazer no dia a dia.

LIMONADA COM ÁGUA DE COCO

  • Ingredientes
  • 200 ML DE ÁGUA DE COCO EXTRAFRUTI
  • 2 LIMÕES COADOS
  • CUBOS DE GELO
  • AÇÚCAR A GOSTO
  • Modo de preparo
  • Basta misturar todos os ingredientes no liquidificador e se refrescar. Além do limão também pode ser utilizado abacaxi, couve, maçã, maracujá ou morango.
  • Quem não pode consumir açúcar, a alternativa é substituir pelo adoçante. Braunea alerta que a mistura do limão com água de coco deve ser consumida logo após preparo, pois o limão oxida rapidamente podendo conferir sabor amargo a bebida.

ÁGUA DE COCO COM MELÃO, MEL E HORTELÃ

  • Ingredientes
  • 1 XÍCARA DE CHÁ DE ÁGUA DE COCO EXTRAFRUTI GELADA
  • 1 FATIA DE MELÃO REI OU CEPI EXTRAFRUTI
  • 1 COLHER DE SOPA DE MEL
  • 2 COLHERES DE SOPA DE HORTELÃ EXTRAFRUTI
  • Modo de preparo
  • Bata no liquidificador até adquirir uma consistência próxima a uma vitamina.
  • Para os esportistas, Braunea recomenda adicionar algum suplemento alimentar proteico para turbinar a bebida antes ou depois dos treinos.

SUCO UVA COM IOGURTE E ÁGUA DE COCO

  • Ingredientes
  • 100ML DE ÁGUA DE COCO EXTRAFRUTI
  • 200ML DE SUCO DE UVA INTEGRAL
  • 200ML DE IOGURTE NATURAL
  • Modo de preparo
  • Misture tudo no liquidificador e adoce a gosto.
A água de coco ajuda a combater a indigestão, é uma potente aliada na regulação dos níveis de colesterol e auxilia na reposição dos sais minerais — Foto: Extrafruti/Divulgação

A água de coco ajuda a combater a indigestão, é uma potente aliada na regulação dos níveis de colesterol e auxilia na reposição dos sais minerais — Foto: Extrafruti/Divulgação


Leia mais

Leia também