Primeiro lote de ventiladores pulmonares vindo dos EUA chega ao Brasil

Primeiro lote de ventiladores pulmonares vindo dos EUA chega ao Brasil

Brasil irá receber um total de mil ventiladores pulmonares doados pelos Estados Unidos.
– Foto:
Ministério da Saúde

O Brasil recebeu, na última sexta-feira (26), 200 ventiladores pulmonares doados pelo governo dos Estados Unidos. Os aparelhos serão enviados ao Brasil para apoiar o atendimento à população no enfrentamento à Covid-19. No total, serão enviados mil ventiladores.

O equipamento é um insumo estratégico utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e serão distribuídos de acordo com a demanda de estados e municípios, levando em consideração a variação da curva epidemiológica e a estrutura para instalação.  

A cerimônia virtual de entrega dos equipamentos foi conduzida pelo diretor da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), no Brasil, Ted Gehr, e contou com a participação do chefe de gabinete da agência, William Steiger; do embaixador dos EUA, Todd C. Chapman; do Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, embaixador Moretti; e do secretário Executivo do Ministério da Saúde do Brasil, Elcio Franco, que representou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello.

“Acabamos de receber o primeiro lote de 200 ventiladores pulmonares doados pelos Estados Unidos da América, de um total de mil equipamentos. Essa doação é, sem dúvida, fruto do bom relacionamento que o presidente Jair Bolsonaro vem construindo desde janeiro de 2019 com o presidente Donald Trump. Fizemos importante esforço institucional para agilizar ao máximo a entrada desse lote no País, já que os hospitais brasileiros precisam desse equipamento tão estratégico para salvar vidas”, afirmou o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.

Elcio explicou que o Ministério da Saúde atualiza diariamente o plano de distribuição dos ventiladores pulmonares e fecha um planejamento semanal. “São estuadas todas as demandas dos secretários estaduais, que têm seus planos de contingência, com apoio dos conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Levantamos as demandas mais prementes em todos os municípios do País, e estabelecemos as prioridades. Ainda com o apoio desses agentes, realizamos um plano logístico, de acordo com a variação da curva epidemiológica, com a necessidade de cada cidade e com a capacidade de colocar rapidamente esse insumo estratégico em operação”. Ele reforçou que essa dinâmica vale, tanto para os equipamentos em estoque quanto os doados pelos EUA.

“O Brasil e os EUA têm uma longa história de parceria, inclusive em questões em desenvolvimento. Por isso, estamos aqui hoje, para que juntos possamos enfrentar a ameaça da Covid-19. A doação desses ventiladores simboliza o compromisso forte entre os dois países. Desde março deste ano, o valor da nossa cooperação com o Brasil representa US$ 15,5 milhões na resposta à pandemia”, destacou o chefe de gabinete da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), William Steiger.

Já o embaixador dos EUA no Brasil, Todd C. Chapman, afirmou que a Covid é um desafio para os EUA, o Brasil e o Mundo. “Nesta semana, cumprimos com o compromisso do presidente Donald Trump feito com o presidente Jair Bolsonaro, de entregar os primeiros ventiladores pulmonares. O Brasil é prioritário para nós e é um dos primeiros países do Mundo a receber esse carregamento de ventiladores pulmonares.”

 

 

Leia mais

Busca por ‘refúgio’ durante a pandemia dobra número de atendimentos em Marechal Floriano, diz secretária

Segundo a secretária de Saúde do município, famílias inteiras estão em sítios da região durante a quarentena.

Anvisa: pedido de importação e exportação de produtos controlados pode ser feito pela internet

– Foto: Camilla Soto Os pedidos de autorização para importar ou exportar produtos controlados...

Anvisa libera venda de máscaras de tecidos em farmácias e drogarias

– Foto: Anvisa/Divulgação A venda de máscaras de proteção de uso não  profissional –...

Suspeito de estupro e assassinato, padrasto na menina Gabrielly se entrega à polícia de Barra de São Francisco

O padrasto da menina Gabrielly, que foi encontrada morta em Barra de São Francisco, se apresentou à polícia civil nesta segunda-feira, 25 de maio...

Leia também

Projeto para anular multa por atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda

A isenção da multa por atraso na entrega...

Encontro virtual para retomada da economia do Turismo chega à região Pedras, Pão e Mel

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza...

Governo do Estado lança projeto para incentivar jovens a fortalecerem ações em seus territórios

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (14),...

ES: profissionais de hospital leem cartas de familiares para pacientes com Coronavírus

Desde o início das internações pela doença, o Hospital Jayme Santos Neves, referência no tratamento da Covid-19 no estado, recebeu mais de 1.600 cartas...