Primeiro Hackathon Cibercidadão termina com ideias inovadoras para o setor público

Compartilhe

O foco em inovar com criatividade foi uma das premissas do primeiro Hackathon Cibercidadão que terminou, nesse domingo (24). O evento foi promovido pelo Laboratório de Inovação do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e contou com a participação de 24 equipes, compostas de três a cinco integrantes.

A maratona on-line de programação começou, na última sexta-feira (22), e teve uma duração de 48 horas. Os times inscritos tinham que desenvolver uma solução com base nas duas propostas formuladas pelos organizadores do evento.

A primeira consiste em um sistema para disponibilizar as sugestões dos cidadãos feitas em consultas públicas relativas às aquisições de produtos e serviços realizadas pela Administração Pública Estadual.

A segunda envolve uma solução web que a partir da localização de um cidadão fornece dados sobre como chegar a pontos turísticos, a delegacias do turista e a postos de saúde.

Premiação

Todos os trabalhos desenvolvidos foram analisados por uma banca julgadora que considerou os seguintes critérios: de originalidade, design, solubilidade (capacidade de resolver uma demanda focal), viabilidade e pitch (apresentação rápida).

As equipes foram compostas por estudantes de TI de instituições de Ensino Superior, por profissionais da área de Tecnologia da Informação e pessoas ligadas ao segmento. Os inscritos receberam um certificado de participação. Já os membros das três equipes finalistas ganharam um tablet.

A equipe Backboys ficou em primeiro lugar. Em segundo e terceiros lugares, ficaram, respectivamente, os times Unknow Coders e Erro 404. Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Hackathon Cibercidadão é uma estratégia válida para fomentar a inovação no setor público estadual.

“A colaboração é a base de uma sociedade mais inteligente. A participação dos estudantes e dos profissionais de TI contribuiu decisivamente para enriquecer o evento. O empenho dos alunos e a dedicação da equipe do Prodest também foram essenciais para o Hackathon atingir as expectativas”, enfatizou Lugon.

 

Participações

Para reforçar a importância estratégica do evento para o Governo do Estado, o Hackathon contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande; do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; da secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro; e do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes.

“Quero parabenizar o Prodest, a Sectides, a Secont e a Secretaria de Turismo pela realização do Hackathon. Com a participação de estudantes de TI de várias instituições, esse evento é importante para usarmos a tecnologia para desenvolver projetos que vão melhorar os serviços públicos”, pontuou o governador.

A maratona tecnológica foi transmitida em tempo real pelo canal do Prodest no YouTube, onde estão vídeos das atividades realizadas em todos os dias do primeiro Hackathon Cibercidadão.

Leia também

Entra em vigor portaria que reconhece adoção das boas práticas agrícolas

O mês de julho começou com uma novidade para o setor agrícola. Desde esta sexta-feira (1°) está em...

Conheça os campeões dos Campeonatos de Futsal de Nova Venécia

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Esportes, realizou quatro competições de futsal, que contou...

Namorada de jovem que matou pai a facadas no Espírito Santo também é presa e confessa participação no crime

    Ciclista Doramir Monteiro Silva, de 56 anos, estava desaparecido desde o final de junho A Polícia Civil do Espírito...

Casos de pessoas que pegaram Covid pós-vacina e tiveram apenas sintomas leves

Oi gente, tudo bem? Eu sou Fabi Costa e, no episódio de hoje, a gente vai ouvir histórias reais...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta segunda-feira (4)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (4) com alta de 1,72% e o produto...

Cartão do Auxílio Brasil começa a ser entregue; veja quem receberá

CRISTIANE GERCINA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O novo cartão do Auxílio Brasil começou a ser entregue aos...

Por reeleição, Planalto eleva gasto em publicidade na Globo em 75% em 2022

HANRRIKSON DE ANDRADE BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) - Conhecido pelos ataques recorrentes à Globo, maior rede de TV do país,...