Previsão é de saques em massa da poupança a partir do dia 1º

A paralisação de diversas atividades econômicas em decorrência das medidas de enfrentamento do novo Coronavírus têm levado a uma onda de demissões no Espírito Santo. Com isso, especialistas preveem que ocorram saques em massa da poupança a partir do próximo dia 1º.

 “Semana que vem começam a vencer as contas e, como muitos não vão ter salário, quem, por sorte, tiver dinheiro na poupança vai sacar esses recursos para pagar as contas que vencem em abril. Os demais, infelizmente, se tornarão inadimplentes”, explicou o economista Marcelo Loyola Fraga.

Marcelo alertou que o movimento de saques em massa compromete uma série de investimentos atrelados à poupança.

A opinião é compartilhada pelo economista Eduardo Araújo, segundo o qual, além das pessoas que perderam a renda recentemente, existem ainda casos de pessoas que, tomadas pela incerteza, tiraram dinheiro da poupança para realizar compras volumosas, principalmente de alimentos.

 “E isso já vem acontecendo. Há algumas semanas, as pessoas tinham poucas informações, sem saber quanto tempo essa crise poderia durar, acabaram se precipitando e tirando o dinheiro que têm guardado, antes mesmo de haver a paralisação de certas atividades”, explicou Araújo.

No Espírito Santo, cerca de 2 milhões de pessoas têm dinheiro guardado na caderneta, segundo levantamento do presidente do conselho consultivo da Associação de Bancos do Espírito Santo (Arbes), Jorge Eloy Domingues.

Ele defende que aproximadamente 10% dos poupadores, ou seja, 200 mil pessoas, vão tirar dinheiro da poupança para pagar as contas a partir do mês de abril.

“Esse número pode crescer se essa crise durar muito mais tempo, e os setores de comércio e serviços continuarem a ter restrições”.

Já o economista e professor da Fucape, Fernando Caio Galdi, declarou que sacar o dinheiro da poupança é um movimento precipitado por parte da população.

“O governo federal está divulgando algumas medidas para compensar eventuais perdas que os trabalhadores tenham, e isso pode compensar alguma dificuldade de caixa. É melhor esperar mais alguns dias antes de sacar dinheiro da poupança”.

Fonte: tribunaonline

 

Leia mais

Espírito Santo está entre os 12 estados com menor tempo de espera para abertura de novas empresas

Dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios...

Bancada federal capixaba destina R$ 51 milhões para o combate do novo coronavírus no Espírito Santo

Em reunião virtual com o governador Renato Casagrande...

Homem tentar despistar da polícia, mas acaba detido com pedras de crack, em Ecoporanga

Na última quarta-feira, 08/07/2020, durante patrulhamento de rotina, militares de Ecoporanga avistaram um cidadão conduzindo uma motocicleta, que ao perceber a presença dos policiais,...

Delivery e pedidos feitos por telefone para o Dia dos Namorados

» Tia Lilian Eventos com kits personalizados e flores de tirar o fôlego Tia Lilian Eventos –...

Leia também

Vacinação contra sarampo para público de 20 a 49 anos vai até dia 31 de agosto

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Brasil tem registrado também um aumento de casos de sarampo em seu território no primeiro semestre deste...

TSE exclui biometria das eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições...

TSE decide retirar biometria das eleições 2020 por causa da pandemia

Decisão foi tomada com base em recomendação de...

FNDE libera mais de R$ 70 milhões para manutenção do transporte escolar

Os recursos podem ser utilizados no custeio de despesas diversas, como consertos mecânicos e compra de combustível. Foto: FNDE Para apoiar a política de transporte...