Prevenção ao câncer de mama continua: cooperativas disponibilizam mais de 9 mil mamografias gratuitas • SiteBarra

Prevenção ao câncer de mama continua: cooperativas disponibilizam mais de 9 mil mamografias gratuitas

As cooperativas do Sicoob ES estão promovendo a mulheres de todo o ES e também do RJ o acesso gratuito a mais de 9 mil exames gratuitos para prevenção do câncer de mama. Os exames são disponibilizados por meio do Projeto Prevenir, cujo objetivo é ampliar o acesso de mulheres ao diagnóstico precoce do câncer, além de conscientizá-las sobre a importância da prevenção.

A iniciativa abrange 47 municípios capixabas e quatro municípios fluminenses, em um investimento total de R$ 531, 2 mil. As ações tiveram início de outubro e seguem durante este mês, em uma união de esforços para reduzir o número de casos de câncer de mama no Estado.

Cuidados

De acordo com Sandra Kwak, superintendente institucional do Sicoob ES, as mulheres devem adotar cuidados rotineiros para prevenção e detecção do câncer de mama e de próstata, mesmo sem apresentarem sintomas.

O Outubro Rosa é um movimento criado para lembrar os cuidados necessários para a promoção da saúde. A detecção precoce de câncer de mama propicia altas chances de cura. Por isso, a mamografia é um exame tão importante.

Prevenção

A contribuição para causas sociais integra os pilares de atuação do Sicoob. Tumor mais incidente entre as mulheres, o câncer de mama atingiu 66,2 mil novos casos em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), quase um terço de todos registros de câncer.

Exames realizados de Norte a Sul do ES e também no RJ:

  • Sicoob Norte: Ao todo, são 465 exames disponibilizados pela cooperativa para mulheres de Nova Venécia, Barra de São Francisco, Ecoporanga, São Mateus (Guriri e Nestor Gomes), Vila Pavão e Pedro Canário.
  • Sicoob Leste Capixaba: Mais de mil mulheres puderam ter acesso ao exame de mamografia, de forma gratuita, em Marilândia, Colatina, Rio Bananal, Aracruz, João Neiva e Fundão.
  • Sicoob Centro-Serrano: A cooperativa disponibilizou 500 exames gratuitos para mulheres de Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Santa Teresa, Baixo Guandu, Domingos Martins, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Vila Velha.
  • Sicoob Sul-Serrano: A instituição ofertou 5.003 exames gratuitos de mamografia nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Afonso Cláudio, Iúna, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire (Piaçu e Sede), Domingos Martins (Pedra Azul), Ibitirama, Laranja da Terra, Divino de São Lourenço, Cariacica (Itacibá, Nova Rosa da Penha e Bela Aurora) e Conceição do Castelo.
  • Sicoob Sul-Litorâneo: Moradoras de Alfredo Chaves, Viana, Guarapari, Iconha, Piúma, Anchieta e Itapemirim estão tendo a oportunidade de fazer exames gratuitos de mamografia tiveram acesso a 400 vagas para mamografias.
  • Sicoob Sul: Mais de 1,5 mil mamografias gratuitas para mulheres de Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes (RJ), Macaé (RJ) e Itaperuna (RJ).
  • Sicoob Credirochas: Cerca de 150 exames gratuitos de mamografia para mulheres do Sul do Estado (Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivacqua) e de Valença, no Rio de Janeiro.