PRESSÃO ALTA: Como conseguir remédio mais barato e pelo SUS

Compartilhe

<![CDATA[

O sucesso do tratamento da pressão arterial depende da mudança do estilo de vida incluindo: Atividade física regular, controle do peso, dieta balanceada, manejo do estresse, parar de fumar e é claro uso adequado de medicações.

O uso adequado das medicações é algo essencial no tratamento, mas não é seguido por todos! Alguns, por exemplo, esquecem os horários da medicação, outros param de tomar por efeitos colaterais e há ainda aqueles em que o preço da medicação está pesando no bolso e por isso não conseguem seguir o tratamento como gostariam.

Existem diversos tipos de medicamentos para pressão arterial que agem em pontos diferentes do organismo. São diversos nomes comerciais, com as mais diversas dosagens e intervalos de tomadas. Alguns desses medicamentos, não todos infelizmente, são disponíveis sem uma marca própria. São os medicamentos genéricos, que de fato, possuem a mesma eficácia e segurança dos medicamentos de marca.

Os medicamentos para serem considerados genéricos passam pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É a Anvisa que testa se há o mesmo princípio ativo, a mesma dose para aquela forma de apresentação, além da biodisponibilidade e bioequivalência, ou seja, testa se, na prática o medicamento genérico é o mesmo remédio da marca.

Alguns desses medicamentos genéricos estão disponíveis para dispensação pelo SUS em UBS, AMAS e hospitais públicos, por isso é possível sim manter um tratamento adequado sem gastar nada! Para isso aconselho você a procurar mais informações nas unidades de saúde próximas a sua casa. Além dos genéricos disponíveis no SUS, o governo federal criou o programa Farmácia Popular. Trata-se de uma parceria com farmácias cadastradas no programa que realizam distribuição de medicamentos, ampliando o acesso a população. 

Se estiver com dificuldades financeiras e a conta da farmácia está pesando no orçamento mensal, não deixe de fazer o tratamento por conta!!  Converse com seu médico!  É ele que irá avaliar a possibilidade de substituição ou modificação do seu tratamento para um genérico equivalente sem custo.

 


]]>

Leia também

PL usa leis ‘femininas’ sancionadas por Bolsonaro para combater rejeição

JULIANA BRAGA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou 69 projetos de lei ligados à...

Construção da Ferrogrão contribuirá para redução do Custo Brasil e de emissões de CO²

Com investimentos estimados em R$ 21,5 bilhões e 933 quilômetros de extensão, a obra da Ferrogrão - trecho...

Embriagado acaba preso após tentar atropelar PM que reagiu com tiro em Mantenópolis

Um homem de 36 anos que conduzia um veículo Gol de cor cinza foi preso na noite deste...

Médica veterinária perseguida e morta a tiros na Bahia é enterrada após cortejo e homenagens no Espírito Santo

  Enterro da médica veterinária Cristiane Boldrini, morta a tiros na Bahia — Foto: Eduardo Dias/TV Gazeta A médica veterinária...

Quem foi São João, o profeta que batizou Jesus

É um caso peculiar dentro do cristianismo: um santo festejado tanto por seu nascimento, em 24 de junho,...

Gasolina chega perto de R$ 9 por litro nos postos brasileiros

A média de preços dos combustíveis calculados nesta semana pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP)...

Marqueteiro de Haddad ajudou em vitória de esquerdista Petro na Colômbia

FÁBIO ZANINI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Além do consultor brasileiro Amauri Chamorro, a vitória do esquerdista Gustavo...