Preso morre após ser espancado em cela do CDP de São Domingos do Norte

Um preso morreu na noite desta segunda-feira, 14 de junho de 2021, no hospital Silvio Avidos, em Colatina. Ele estava internado há três dias, na UTI, com traumatismo craniano.

De acordo com informações obtidas pelo SiteBarra, o detento Everson Pereira dos Santos foi espancado por outros presos dentro da cela, no Centro de Detenção Provisória (CDP), em São Domingos do Norte.

Há também informação de superlotação no CDP e constantes brigas nas celas.

“As celas estão lotadas, com o dobro da capacidade. Todo dia tem briga“, relata uma pessoa que teve acesso ao CDP.

O CDP de São Domingos do Norte tem hoje quase 400 presos temporários. A capacidade é de 209.

Entre os agentes penitenciários, é grande a preocupação com a situação. Um agente ouvido pelo SiteBarra disse que muitos estão com o psicológico abalado, pois a pressão é muito grande. “Isso mexe muito com o psicológico dos agentes. Alguns já estão tendo acompanhamento de psicólogo”, afirmou o agente.

O SiteBarra entrou em contato com a Sejus, que confirmou o caso e emitiu uma nota de esclarecimento.

A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que o Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte registrou uma briga entre internos, na quinta-feira (10). A situação culminou com um interno lesionado.

A ocorrência foi contida pela equipe operacional da unidade, que também prestou os primeiros socorros ao detento, mas houve necessidade de encaminhá-lo, de imediato, para atendimento médico externo. Devido ao agravamento do quadro, o óbito do interno foi confirmado nesta segunda-feira (14). Ele estava internado no Hospital Silvio Avidos, em Colatina. 

A Sejus reportou o ocorrido às autoridades competentes e irá abrir uma sindicância para apurar o caso. 

O interno estava detido desde abril de 2019 por tráfico de drogas“.