Presidente sanciona Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas

Compartilhe

O presidente Lula sancionou no último dia 1º um projeto de lei que estabelece o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas. O texto traz as regras para a reativação de 5.662 empreendimentos ligados à educação e de 5.489 projetos na área de saúde. 

Entre os critérios para escolha das obras que serão prioritárias estão o percentual de execução; ano de contratação; se a instituição atende comunidades rurais, indígenas ou quilombolas; se o município sofreu desastres naturais nos últimos 10 anos, entre outros. 

A iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos do governo com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o PAC 3. Além de envolver recursos públicos e privados no investimento em novos ativos de infraestrutura, o Executivo quer retomar obras paralisadas. 

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), 2.688 obras financiadas pelos PACs 1 e 2 —  nas gestões Lula e Dilma — estavam paralisadas no fim de 2022. Destas, 2.171 eram para a educação básica.  

Patrícia Sampaio, professora da FGV Direito, afirma que a retomada de cada projeto deve considerar se aquela estrutura ainda será útil à sociedade, como previsto no início das obras. 

“Cada caso é um caso. Tem que avaliar se a obra ainda é necessária, se ela atende a requisitos de atualidade no projeto, mas em sendo possível terminar e em sendo necessário aquela obra para a população, certamente que terminar obras já começadas deve ser algo positivo para evitar que os recursos que foram investidos se percam”, avalia. 

Falta de planejamento e corrupção: especialistas apontam causas para as milhares de obras paradas no país<\/a>

PAC 3

Além de retomar obras inacabadas, o novo PAC prevê investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão em infraestrutura, entre recursos públicos e privados. Os aportes têm como alvo nove eixos de atuação, como transporte, cidades sustentáveis e inovação. 

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 2019 e 2022 os investimentos em infraestrutura cresceram o equivalente a 0,35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, chegando a 1,86% do PIB ao fim do ano passado. No entanto, a modernização efetiva da infraestrutura exigiria aportes equivalentes a 4,2% do PIB. 

Entusiasta do novo PAC, o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE) acredita que o programa pode ajudar a diminuir a diferença entre o investimento ideal e o investimento efetivo. “Esse programa é muito importante para o Brasil, para acelerar o nosso crescimento. São obras, em geral, para melhorar a infraestrutura, criar melhorar as condições para o nosso desenvolvimento e a vida da população”, avalia.

Na última sexta-feira (3), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, lembrou que vai até a próxima sexta (10) o prazo para que estados, Distrito Federal e municípios se inscrevam no PAC Seleções, cujo objetivo será a construção de creches e escolas de educação infantil, aquisição de ônibus para o transporte escolar e o Programa Escola em Tempo Integral. 

“O PAC foi lançado. Até o dia 10 de novembro, todos os governadores e prefeitos do Brasil podem, naqueles itens do PAC, indicar seu projeto. Analisaremos e divulgaremos depois nesse item do PAC Seleções. Não serão acrescidas obras novas”, salientou. 

Novo PAC: prazo para envio de projetos se encerra em 10 de novembro<\/a>

Obras que não foram concluídas estão incluídas no programa do governo. Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilObras que não foram concluídas estão incluídas no programa do governo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Leia também

Nova metodologia do EJA busca unir ensino básico e profissionalizante

No Brasil, apenas 3,5% das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são na modalidade profissionalizante. A...

COP28: indústria vai debater estratégia climática e mostrar soluções do setor

A indústria brasileira vai levar à COP28 — por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) — a...

Pobreza caiu em 2022, aponta IBGE

O percentual de pessoas que viviam em situação de pobreza no Brasil caiu de 36,7% em 2021 para...

Hora do Empreendedor: prefeitura promove a última palestra de 2023

Nesta quarta-feira (06), às 19h acontece a última palestra do ano de 2023 do 'Hora do Empreendedor, no...

Neste fim de semana tem Torneio de Beach Tennis no Parque de Festas de Barra de São Francisco

Estará acontecendo neste final de semana, no Parque de Festas Albuíno Azeredo, no Polo Industrial, o 1º Torneio...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Na busca por um horizonte ainda mais promissor para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Presidente Marcelo...

Doze hospitais estão aptos a realizar a trombectomia mecânica no Brasil

O AVC isquêmico — mais conhecido como derrame — passou a fazer parte da Tabela de Procedimentos, Medicamentos,...