Presidente Kennedy dá exemplo no controle de Covid-19 com 92% de cura

Enquanto o índice nacional é de 80,8%, o município capixaba de Presidente Kennedy dá exemplo no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e alcança 92% de casos positivos recuperados. Esse índice é maior mesmo do que a média do Espírito Santo, de 90,9%, apesar de o município ter sido muito afetado pelo descontrole havido no início da pandemia em Marataízes, que é território contíguo ao seu, no litoral Sul.

“Fizemos o dever de casa. Seguimos as recomendações do Estado, da SESA. E trabalhando com todos os meios de comunicação, barreiras informativas, barreiras sanitárias, barreiras Itinerante, saúde nas comunidades. Não poupamos esforços e nem recuros para ter equipes suficientes e qualificadas na estratégia da família. Sequindo os decretos, protocolos e critérios de comprovada eficácia Montamos equipes de monitoramento da Covid-19, obrigamos ao uso de máscaras, asseguramos EPIs suficientes e adequados para nosso pesosal”, disse o secretário municipal de saúde, Jairo Fricks.

Apesar de o município não ter, formalmente, um hospital, o Pronto Atendimento Municipal funciona 24 horas e tem quatro leitos com respiradores, “praticamente uma UTI”, segundo as autoridades municipais. Isto foi suficiente para evitar uma tragédia quando a doença explodiu no município, impulsionada pelo contato com Marataízes.

No início, quando o Estado não tinha noção de até onde iria a doença, o município de Presidente Kennedy assustou com seus números de casos ultrapassando a 1% da população, índice logo justificado pela gestão municipal com o fato de que a administração agiu rápido e fez testagem em massa da população. Nessa altura, Presidente Kennedy tem índice equivalente a praticamente 8% de sua população atestada positiva para a Covid-19, porém, o índice de letalidade ficou abaixo de 2,5% dos casos – 19 óbitos para 782 casos confirmados em 1391 notificações, com 566 negativos.

A proximidade com o Estado do Rio de Janeiro e a grande circulação de pessoas das cidades do Norte fluminense foram um desafio grande no início, mas logo estabeleceu-se o controle com as barreiras sanitárias e as equipes indo a todas as comunidades, de casa em casa, monitorando praticamente toda a população de pouco mais de 11 mil habitantes.

Dos casos confirmados, 47 são de outros Estados/Municípios, o equivalente a 6,5% dos positivos. Dos 720 recuperados, há 44 de outros Estados/Municípios. Atualmente, Presidente Kennedy tem 43 casos em investigação, sendo dois de outros lugares. Há um paciente em UTI e um em enfermaria.
“Na verdade, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram um trabalho exemplo. Trabalhamos muito, com ajuda de todos os servidores e apoio da Guarda Municipal, que nos deu cobertura em todo o trabalho para garantir sua eficácia”, disse o secretário.

Hoje, Presidente Kennedy está listado há um bom tempo no mapa de risco baixo de contaminação pela Covid e muito disso se deve ao controle rápido da doença por meio do teste PCR padrão ouro, que dá resultados em 40 minutos.

Leia mais

Barra de São Francisco se aproxima de 700 casos de Coronavírus; 550 pessoas estão curadas

Nesta segunda-feira, 7 de setembro de 2020, o município de Barra de São Francisco chegou a 698 casos confirmados de Coronavírus. O número de óbitos registrados é...

PM prende suspeitos de furtar usina no interior de Boa Esperança

Imagem ilustrativa Uma usina de cana de açúcar, produtora...

Programa AlimentarES vai distribuir 5,5 mil cestas básicas ‘verdes’ até o final deste ano

Disponibilizar alimentos saudáveis na mesa de quem precisa e, ao mesmo tempo, gerar renda para os agricultores de base familiar do Espírito Santo são...

Após primeiro caso de Coronavírus, moradores de Barra de São Francisco estão apreensivos

A população francisquense está apreensiva. Na tarde de ontem, 28 de abril de 2020, foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus na cidade. Nesta quarta-feira,...

Leia também

Homem morre afogado no Rio Cricaré, em Nova Venécia

Um homem morreu afogado na tarde deste domingo (20), no Rio Cricaré, em Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, ainda não identificada,...

Climatempo alerta para risco de temporais e mar agitado no ES

A passagem de uma frente fria vai provocar...

Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e 1 ferido em MG

Van que se envolveu no acidente em Patos...

Incêndio provoca destruição em fazenda de comerciante de Água Doce do Norte

Um grande incêndio tirou o sono de diversos moradores e agricultores de Água Doce do Norte na noite deste sábado, 19 de setembro de...