Prepare o casaco! Massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no ES no fim de semana

Uma intensa massa de ar frio deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira (19) e fazer as temperaturas despencarem em grande parte do país. No Espírito Santo, os efeitos dessa grande massa de ar, que chega pelo Sul do Brasil, devem ser sentidos principalmente no fim de semana.

Segundo institutos de meteorologia, as quedas bruscas de temperatura em território capixaba devem começar no sábado (22) em municípios do sul do estado. No domingo (23), a onda de frio deve se espalhar para as demais regiões do Espírito Santo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas devem cair até 10ºC, de sexta para sábado, em algumas cidades do sul do estado, como Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí. No domingo, o frio aumenta ainda mais na região, com os termômetros podendo chegar a 8ºC em Venda Nova do Imigrante.

Também no domingo, as temperaturas devem cair de maneira mais acentuada nas demais regiões, inclusive na Grande Vitória. Na capital, a mínima deve ser de 16ºC a máxima não passa dos 22ºC. Já na região serrana, a temperatura deve chegar aos 9ºC em cidades como Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.

INCAPER

Para esta quinta-feira (20), o tempo deve ficar estável em grande parte do Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A previsão é de chuva rápida apenas no extremo sudeste do Estado. As demais áreas têm predomínio de sol e não há expectativa de chuva. Na Grande Vitória, as temperaturas devem oscilar entre 21°C e 31°C. No sul, elas devem ficar entre 16°C e 32°C e, no norte, entre 21°C e 33°C.

Na sexta-feira (21), o tempo já deve ficar instável em todo o Espírito Santo, de acordo com o Incaper. O sol aparece entre nuvens e chove, em alguns momentos, em todo estado. A temperatura já começa a diminuir em todas as regiões. Na Grande Vitória, elas devem oscilar entre 21°C e 29°C. No sul, as temperaturas devem ficar entre 16°C e 28°C e, no norte, entre 22°C e 32°C.

Já no sábado (22), a frente fria começa a aparecer no estado e deixa o tempo instável em todo o Espírito Santo. Segundo o Incaper, o sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos, em todo estado. Ainda de acordo com o instituto, as temperaturas diminuem em todas as regiões e o mar fica agitado, com ondas de até 2 metros de altura no litoral da região sul e na Grande Vitória. Na região metropolitana, os termômetros devem marcar entre 19°C e 27°C. No sul, as temperaturas devem ficar entre 14°C e 24°C e, no norte, entre 21°C e 32°C.

Informações: Folha Vitória


Leia mais

Leia também