Mulheres que ajudam a construir uma nova sociedade poderão ter seus trabalhos reconhecidos na segunda edição do Prêmio Mulher, organizado pela ArcelorMittal Tubarão. O objetivo é trazer luz a ações que gerem transformação social, econômica ou ambiental no Espírito Santo e em Santa Catarina.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 22 de dezembro pelo site https://segundopremiomulher.com.br. Para concorrer, é necessário que os negócios, iniciativas, ações ou projetos tenham sido implantados pioneiramente, há até cinco anos, e conduzidos exclusivamente por mulheres nos dois Estados participantes.
Além das categorias da primeira edição – Privado (MEI e ME), Público e Terceiro Setor -, as interessadas poderão se inscrever em três novas categorias: Acadêmicas (estudantes), Imprensa (reportagem) e Empregadas da ArcelorMittal Aços Planos.
A gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Oliva Coronel, destaca a contribuição do prêmio para uma sociedade com maior representatividade.

Jennifer Coronel: “Que mais mulheres participem, mostrem seu trabalho, seu talento e reforcem sua representatividade e força na sociedade” — Foto: ArcelorMittal/Divulgação
“A realização do Prêmio Mulher tem um nobre objetivo: reconhecer aquelas que estão transformando a vida de outras pessoas, seja a partir do seu trabalho, seja pelo seu projeto, seja pela sua determinação. Que mais mulheres participem, mostrem seu trabalho, seu talento e reforcem sua representatividade e força na sociedade”.
As propostas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que considerará os seguintes critérios: Criatividade, Sustentabilidade, Impacto, Qualidade, Clareza e o Potencial de transformação.
PREMIAÇÃO DE R$ 5 MIL PARA VENCEDORAS
O concurso trará dois tipos de premiação. A primeira será um treinamento oferecido em conjunto às 56 finalistas nas sedes da ArcelorMittal Tubarão, no Espírito Santo, e ArcelorMittal Vega, em Santa Catarina. O tema do treinamento será “Jornada de Aprendizagem”, oferecido pela Wis Educação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades e competências que sejam relevantes aos seus respectivos projetos, por meio de apresentação de conteúdos, debates, encontros conduzidos e em grupo, entre outros.
Além disso, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil.
“PRÊMIO FOI UM GRANDE INCENTIVO”
A última edição do Prêmio Mulher foi realizada em 2019 e contou com 89 inscrições, 32 finalistas e quatro projetos vencedores. Todas as participantes são exemplos de mulheres que fazem a diferença, especialmente nas comunidades em que atuam. Uma delas é Bartira Teixeira Rodrigues, vencedora da Categoria Terceiro Setor com o Projeto “Instituto Ponte”.
“Ser agraciada com essa premiação foi um grande incentivo, demonstrando que estou colocando a minha energia no local certo. No Instituto Ponte promovemos a ascensão social dos nossos alunos em primeira geração e isso tem muito significado. Ações como essa desenvolvida pela ArcelorMittal iluminam muitos trabalhos valiosos”, destaca Bartira.

Bartira Teixeira foi uma das vencedoras da primeira edição e disse que o prêmio a incentivou a seguir em frente — Foto: ArcelorMittal/Divulgação
Juliana Roshner Vianna Toniatti, vencedora da Categoria Setor Público com Projeto “Novo Jones”, conta que se sentiu ainda mais empoderada após a premiação há dois anos.
“Receber o prêmio me encheu de orgulho, pois trouxe a educação, em especial a educação na periferia, para a grande projeção estadual. Trazer luz ao nosso projeto com o reconhecimento e a validação da ArcelorMittal me fortaleceu como educadora e como uma mulher que, de fato, trabalha por um amanhã mais justo e mais humano.”
2º PRÊMIO MULHER
Inscrições: gratuitas
Período de inscrição: 28 de outubro a 22 de dezembro
Onde: https://brasil.arcelormittal.com/premiomulher
Categorias concorrentes
- Privado MEI: projeto de microempreendedores individuais
- Privado ME: projetos de micro, pequenos, médios e grandes negócios
- Público: destinado a servidoras públicas das esferas municipal, estadual e federal
- Terceiro setor: voltado para mulheres que comandam ONGs, associações, projetos e entidades sem fins lucrativos ou líderes municipais
- Empregadas da ArcelorMittal Aços Planos – Unidades Tubarão (ES) e Vega (SC)
- Acadêmicas: estudantes de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado
- Imprensa: reportagem com tema de transformação social, publicada antes da inscrição (entre 15/06/2019 e 22/12/2021) e em veículos reconhecidos no mercado
O regulamento completo pode ser acessado aqui.