Prefeitura inaugura sala de recursos especializados para surdos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou, na tarde desta terça-feira (28), uma Sala de Recursos Especializados para Surdos na EMEF Stanislaw Zucoloto. Estiveram presentes o prefeito, André Fagundes; a secretária de Educação, Wanessa Sechim; a equipe da Educação Especial da Seme; a diretora da escola, Maria Rosa Ferreira; as três professoras especialistas, as famílias e as crianças em atendimento na sala.

Wanessa explicou que esta é a 12ª sala de recurso funcionando no município. “Até 2020, o município contava com 12 escolas com salas de recursos multifuncionais autorizadas, porém, 10 estavam em funcionamento. De lá para cá, nós reabrimos as salas que estavam sem atendimento no CMEITI Maria Caliman Lobo e na EMEIEF Cedrolândia e, neste momento, estamos oficializando a abertura da sala de recursos multifuncionais de atendimento educacional especializado de surdo/deficiência auditiva. Estamos muito felizes em poder eliminar mais uma barreira para nossos estudantes realizarem seus sonhos de seguir uma carreira acadêmica com equidade”.

Segundo a Equipe de Educação Especial da Seme, a sala de atendimento educacional de surdo foi planejada para possibilitar e facilitar o processo inclusivo do aluno, adotada de uma metodologia qualitativa, utilizando-se de meios que facilitem o desempenho dos estudantes surdos matriculados na rede pública do município de Nova Venécia. “O atendimento é feito de forma individual, possibilitando uma educação especializada e qualificada com base na igualdade dos indivíduos. Os conteúdos são trabalhados com uso de imagens, jogos, materiais didáticos e pedagógicos favorecendo uma melhor compreensão. Destacamos a participação da família que forma um elo com a escola, e tem sido parceira viabilizando o progresso da criança em questão. Esse espaço oferece estratégias de aprendizagem, fornecendo oportunidades para que todos tenham acesso a um ensino de qualidade”.

“O município de Nova Venécia e a Secretaria de Educação optou pelo atendimento educacional do aluno com surdez e deficiência auditiva na Sala de Recurso Multifuncional (SRM), com o objetivo de assegurar os direitos destas crianças/alunos ao acesso à educação de qualidade na rede municipal, analisando e intervindo em suas trajetórias acadêmicas construídas no ambiente escolar”, disse Wanessa.

O prefeito ficou muito satisfeito em concluir mais esta demanda para a Educação Especial do município. “A gente só consegue seguir adiante, quando não deixar ninguém pra trás. É um compromisso da nossa gestão, é um compromisso da equipe, um compromisso da nossa secretária: tratar a todos com igualdade, dando condições a todos, atendendo as necessidades educacionais especiais de nossos alunos.”