A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para as Mulheres entregou na noite do último sábado (28), na praça Arlindo Pinto da Costa, parte do 1º lote das carteiras de passe livre, para transporte de ônibus destinadas a idosos. O evento aconteceu às 18 horas, durante a aula de zumba com a presença de idosos do Projeto Avivar.
Foram disponibilizadas 50 carteiras de passe livre neste primeiro lote em um total de 123 solicitações, que deverão ser entregues em outros lotes posteriores. No local, as carteiras foram entregues a idosos do Projeto Avivar, porém, o benefício pode ser solicitado por qualquer idoso de 65 anos acima que esteja dentro dos requisitos necessários.
O documento permite viagens gratuitas em linhas de ônibus dentro de Barra de São Francisco e para qualquer cidade dentro do estado do Espírito Santo. O benefício é uma parceria da prefeitura com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (CETURB-ES).
O secretário de direitos humanos, defesa da cidadania e de políticas para mulheres, Maurício Vieira dos Santos destacou a importância desse passe livre para os idosos beneficiados com o documento “O objetivo é trazer mais dignidade para os idosos. Assim que tomamos conhecimento da lei junto com a equipe da nossa secretaria, o prefeito determinou que nós fizéssemos uma parceria com a CETURB estadual, que foi feita e hoje nós estamos entregando o primeiro lote das carteiras de passe livre, trazendo mais dignidade e melhor qualidade de vida para eles”, informou Mauricio.
A coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, explicou como proceder para solicitar a carteira de passe livre para idoso “Tem que fazer o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal – que pode ser solicitado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Governo Federal, localizado no bairro Nova Barra – e depois de aprovado, o idoso que tiver 65 anos ou mais, deve procurar o PROCOM de Barra de São Francisco – que funciona na rua Prefeito Manoel Gonçalves, 517, no Centro – para fazer o cadastro, solicitando a carteira de transporte com passe livre”, informou ela.
Os idosos beneficiados com a carteira de transporte gratuito ficaram felizes com a aquisição do documento, como é o caso da senhora Ercy Profilio da Costa, de 69 anos, que precisa viajar constantemente para visitar o filho em Vitória. “Gostei muito. Assim que anunciaram, eu corri e solicitei a minha, porque eu viajo muito para a casa do meu filho em Vitória, então para mim valeu muito. Foi muito bom”, agradeceu ela.
Outra idosa beneficiada, que também exultou felicidade com o documento em mãos, foi a senhora Neli Teixeira dos Santos de 69 anos. “Eu fiquei muito feliz de ter recebido essa carteirinha para a gente passear e viajar, por isso estou me sentindo muito bem”, exclamou a senhora Neli.