Prefeitura desenvolve projeto voltado para moradores de rua

Acaba de ser lançado o projeto “Cuidar, Acolher e Humanizar”, desenvolvido pelas secretarias de Assistência Social e de Saúde, voltado para assistir os moradores de rua no que integra a saúde física, mental e biológica. O trabalho é uma ramificação do Serviço de Abordagem Social.

O projeto busca efetivar a equidade e o acesso às ações e serviços públicos para uma população sem domicílio fixo dentro de um sistema baseado, essencialmente, na adscrição territorial da população.

Os atendimentos são prestados nas bases da saúde e no contexto social, de forma itinerante dentro do município. Outro elemento no projeto com a população em situação de rua é a construção de vínculos por meio do diálogo, dos cuidados e da escuta das demandas existentes entre os atendidos.

“As equipes reconhecem que essas atividades realizadas na rua permitem com que os atendidos se sintam mais à vontade para a participação e construção desse relacionamento proveitoso, como uma via de mão dupla em termos de aprendizado e conhecimento”, falou a secretaria de Assistência Social.

“As ações de saúde e de assistência social, realizadas no cotidiano de trabalho das equipes, buscam identificar as demandas dos moradores da rua numa abordagem integral e articulada à rede de serviço pública municipal”, conclui a pasta.