Prefeitura descobre desvio de água da Cesan para bebedouro de gado em mais dois distritos em Barra de São Francisco

Com o objetivo de impedir o desvio irregular de água tratada para bebedouro de gados, a Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, através da Secretaria de Serviços e Limpeza, intensificou a fiscalização em todos os seus distritos.

De acordo com as autoridades municipais envolvidas, foram identificadas, nesta sexta-feira (15), mais propriedades rurais que desviavam água tratada da Cesan para abastecer os bebedouros dos gados, sendo estas nos distritos de Vila Santo Antônio e Cachoeirinha de Itaúnas, interior do município.

Em uma propriedade localizada em Vila Santo Antônio (Tatu), cerca de 450 cabeças de gado tomavam água tratada da Cesan. Já no distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, a quantidade de gado que tomava água da Cesan, que deveria ser para consumo humano, gira em torno de 150 a 200 cabeças de gado.

O que é ainda mais assustador é que a utilização desta água pelos proprietários era realizada sem que eles pagassem nenhum valor por isso.

Moradores destes distritos reclamam constantemente da falta de água em suas residências e as famílias, possivelmente, não tinham nenhum conhecimento deste fato, não denunciavam, ou preferiam se manter em silêncio.

Outros locais em que o gado bebia água tratada da Cesan

A Secretaria de Serviços da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco descobriu, na última terça-feira (12), que dois proprietários rurais, sendo um do distrito de Vila Monte Sinai (Vermelha), e o outro do distrito de Vargem Alegre, interior do município estavam usando água tratada da Cesan para dar o gado para beber.

Só na propriedade localizada em Vila Monte Sinai, cerca de 300 cabeças de gado tomavam água tratada da Cesan, que deveria ser para consumo humano. Já no Distrito de Vargem Alegre, a quantidade de gado não foi revelada ainda pela secretaria, mas o relatório será concluído ainda nesta semana.

A Secretaria propôs e vai fazer bebedouro com retro escavadeira para os produtores rurais.

Leia mais

Leia também