Prefeitura de Nova Venécia orienta sobre a ligação correta da rede de esgoto

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Obras, está destacando a importância da ligação correta da rede de esgoto nas residências.

Uma equipe da Secretaria fará uma ação de notificação em caráter de conscientização sobre a disponibilidade de adequação, para que seja feito a troca da rede de esgoto do município pela rede da Cesan. A ação visa realizar a orientação e melhorar a questão sanitária e ambiental.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), está disponibilizando a rede de interligação do esgotamento sanitário no município para atender os moradores venecianos. Para saber se a residência está apta para fazer a ligação, basta entrar no site https://www.cesan.com.br/, ‘Atendimento e Informações’, ‘Imóveis não ligados ao SES’ e baixar a lista completa.

A Cesan poderá ser acionada para orientar a população sobre as obras e todo o processo de solicitação e interligação. Além disso, agentes orientadores da Prefeitura começarão a visitar as residências prestando informações sobre o funcionamento do sistema.

Além da despoluição, o serviço entregue à população contribuirá para o desenvolvimento do turismo e da cidade como um todo. Reduzirá, ainda, o índice de doenças de veiculação hídrica, o mau cheiro proveniente das “bocas de lobo” e a proliferação de ratos, insetos e mosquitos na cidade.

“A ação tem por objetivo orientar os moradores sobre a importância da ligação correta na rede de esgotamento sanitário adequada e os inúmeros benefícios que a população tem quando todos os moradores aderem a esse serviço. Além das questões ambientais, que são de suma importância, temos todos os benefícios sociais coletivos de melhoria de vida”, destacou Josiel Marré, secretário de Obras.

Rede de esgoto da Cesan

A Cesan constrói a rede de esgoto e coloca o ponto de interligação na calçada do imóvel. Uma pequena obra deve ser feita pelo morador para interligar as instalações internas do imóvel à rede da Cesan.

Para realizar a obra, o morador deve contratar um bombeiro hidráulico e informar à Companhia após a interligação. Caso o imóvel ainda não tenha a “caixinha” na calçada, o morador deve verificar, pelo telefone 115, se o serviço está disponível para a residência e solicitar a instalação do ponto de interligação, que é feito, gratuitamente, pela Cesan.

A chamada para o telefone 115 é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.


Leia mais

Leia também