Prefeitura de Nova Venécia oficializa a abertura do Semestre Letivo de 2021/1

Na última segunda-feira (26), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, junto ao Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e o Centro de Formação de Professores “Padre Carlos Furbetta”, oficializou a abertura do Semestre Letivo de 2021/1.

Devido à pandemia do Covid-19, o evento foi transmitido pela plataforma Google Meet e contou com a participação do prefeito de Nova Venécia, André Fagundes; da secretária de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim; do coordenador do Polo UAB de Nova Venécia, professor Rômulo Delboni dos Santos; da coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora e doutora, Luciana Dias Thomaz; do coordenador do curso de Licenciatura em Informática, professor e mestre, Daniel José Ventorim; do coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia, professor e doutor, Iguatemi Santos Rangel; dos tutores presenciais e à distância e dos alunos matriculados no Polo.

O evento marcou o início das atividades letivas, sobretudo, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia, dos quais os alunos ingressantes iniciam suas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e suas atividades com professores e tutores a partir desta data.

O processo seletivo destes cursos foi realizado no final do ano de 2020, e finalizado no início de 2021. No total, são 30 alunos matriculados no curso de Ciências Biológicas e 30 no curso de Pedagogia. Ambos, são ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da Superintendência de Educação à Distancia (SEAD).

Na Licenciatura em Informática, são 41 alunos matriculados e o curso vem sendo ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEFOR), desde 2017.

Em seu pronunciamento, o prefeito, André Fagundes, expressou sua satisfação em participar da abertura de Semestre Letivo no Polo UAB de Nova Venécia e deixou explícito o interesse da atual gestão em investir, cada vez mais, na educação veneciana, sobretudo na formação docente. Disse, ainda, que o objetivo de investir em educação é, sobretudo, investir na formação do cidadão e no seu preparo para a vida e o mercado de trabalho.

Já a secretária de Educação de Nova Venécia fez uma abordagem sobre a importância da formação docente e do compromisso com a qualidade da educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. “São muitos desafios da educação básica em contexto de pandemia do ensino remoto, da adequação do currículo e do apoio e monitoramento do processo de ensino e aprendizagem para garantir o direito de aprender em uma escola segura para todos os alunos matriculados na rede de ensino”, disse.

Para o coordenador do Polo UAB de Nova Venécia, Rômulo Delboni dos Santos, o momento é de grande importância para a instituição e para a história do município de Nova Venécia. “A inauguração do curso de Ciências Biológicas e a oportunidade de reoferta dos cursos de Pedagogia e Informática ampliam oportunidades e sonhos dos cidadãos que almejam se graduar em licenciaturas para a obtenção de títulos de docentes, sobretudo, nas instituições públicas de ensino superior do estado do Espírito Santo”, disse.

Durante o evento, foi ministrada a palestra “A educação básica e os desafios da profissão docente”, pelo professor e doutor, Iguatemi Santos Rangel, coordenador do curso de Pedagogia/EaD. Ele fez uma abordagem do processo de construção histórica e dos pilares da educação, sua estrutura, funcionamento e bases legais. Além disso, deu ênfase que a educação é um direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros.

Sobre o Sistema UAB/MEC

O Sistema UAB é um programa do Ministério da Educação com a Prefeitura de Nova Venécia e demais prefeituras de todo o Brasil, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no município.

O sistema fomenta a modalidade de educação à distância (EaD), nas instituições públicas de ensino superior, bem como, apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldada em tecnologias de informação e comunicação.

Leia mais

Leia também