Prefeitura de Nova Venécia firma parcerias para fortalecimento da agricultura familiar

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, e seu vice e coordenador de governo, Paulo Roberto, realizaram, na manhã desta terça-feira (12), uma reunião para tratar sobre os convênios do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF), e políticas públicas locais.

O encontro contou com participação dos secretários municipais, Vanessa Secchin (Educação), Ademir Cassaro (Agricultura), e Herileny Teresa Pratte (Assistência Social), do diretor do Incaper, Moizés Marré, do presidente do
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Wasley Darós, da coordenadora do Projeto Compra Direta de Alimentos (PAA) e do Programa de Aquisição de Alimentos (CDA), Fernanda Barbosa, servidores e representantes de associações locais de Água Limpa, Barra de Boa Vista e de Agroecologia.

O objetivo da reunião foi firmar parcerias para melhor atender a população e a agricultura familiar do município. Foram abordados os convênios com a Secretaria de Assistência Social, Programa de Alimentação Escolar, através de parceria com a Secretaria de Educação, assistência técnica e extensão rural, através de parceria com a Secretaria de Agricultura, trabalhos desenvolvidos pelo Incaper e a organização e comercialização da agricultura familiar.

O convênio do PAA e CDA beneficia, prioritariamente, os agricultores familiares, assentados e comunidades locais, que aumentam suas renda e levam para o município seus produtos para os beneficiários do projeto, que terão acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, diminuindo situações de insegurança alimentar e nutricional.

“Temos que valorizar o homem do campo e as famílias que vivem da agricultura familiar com o suporte da nossa Secretaria de Agricultura, fortalecendo o trabalho e geração de renda e, com isso, ofertar suporte às famílias que se encontram em vulnerabilidade social, assistidas pela Secretaria de Assistência Social, fornecendo alimentação saudável e de qualidade na nossa rede de ensino com a compra direta de alimentos através da Secretaria de Educação. Essa reunião foi importante e bastante produtiva. Me coloco à disposição e, também, toda nossa equipe, para contribuir no que for necessário para o melhor desenvolvimento do trabalho frente à população rural de Nova Venécia”, disse o prefeito André Fagundes.

Fonte: Jhon Martins / redenoticiaes