Prefeitura de Nova Venécia e Defesa Civil alertam para escassez de recursos hídricos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, está alertando sobre a preocupação e o uso consciente de recursos hídricos na região.

De acordo com a Defesa Civil de Nova Venécia, a situação hídrica de toda região Noroeste requer atenção e atinge diretamente o município. Atualmente, o órgão está realizando o monitoramento e a confecção de um Relatório de Estiagem, para analisar melhor os dados e promover ações efetivas no controle. Uma solicitação de Decreto de Situação de Emergência, não está descartada.

No primeiro semestre de 2021, foi registrado um total de 540 mm de índice pluviométrico, com o mês de janeiro abaixo da média história e fevereiro e março, acima.

Contudo, durante o trimestre de abril a junho, o esperado era de 180 mm, mas foi registado 41,26 mm, ou seja, apenas 23% do volume previsto para o período. “As consequências são baixa vazão de córregos e rios, diminuição do volume das barragens de abastecimentos diversos para agricultura, pecuária e outras aplicações”, falou o coordenador da Defesa Civil, Everton Leonardo Menezes.

Já na mesma comparação em 2020 (abril a junho), foi registrado 145,87 mm, ou seja, cerca de 81% do esperado.

O acompanhamento do volume hídrico do Rio Cricaré é feito em uma régua instalada junto à ponte Christiano Dias Lopes, localizada na Travessa Vitória. O nível do Rio Cricaré pode variar de 0,60m a 0,70m no período.

Na última leitura realizada no dia 08 de julho, às 16h, o nível encontrava-se com 0,56m, sendo perceptível para os usuários o baixo volume, ao observar o Rio na altura do Centro Cultural Casarão.

A Prefeitura de Nova Venécia orienta a população para que se possa fazer uso consciente do recurso hídrico. Veja algumas ações que podem reduzir o consumo:

Banho

Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboam as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo um minuto do seu banho, você pode economizar de 3 a 6 litros de água.

Calçada

Não use a mangueira como vassoura hidráulica. Primeiro varra e coloque os resíduos sólidos em sacolas. Instale um esguicho na mangueira, assim evita o desperdício de água, Não lave o asfalto com a água da mangueira, se quiser reduzir a poeira utilize a água de reuse, proveniente da lavagem das roupas.

Louça

Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.

Roupa

Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use 1 (um) balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso mantenha a torneira do tanque fechada. Enxágue também utilizando 1 (um) balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues.

Torneiras

Instale torneiras com aerador, “peneirinhas” ou “telinhas”, na saída da água.

Vaso sanitário

Não acione demais a descarga do banheiro (no caso de acionadores por válvulas).

Verduras

Para lavar verduras, use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

Jardins e plantas

Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:

  • Cultive plantas que necessitem de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
  • Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;
  • Evite lavar o carro com mangueira. Utilize balde.
  • Molhe a base das plantas, não as folhas;
  • Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;
  • Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;
  • Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água.
Índice de 2021
Comparativo do mesmo período entre janeiro a junho de 2020 e 2021


Leia mais

Leia também