Prefeitura de Nova Venécia alerta sobre descarte de objetos perfuro-cortantes junto ao lixo comum

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, através do Departamento de Limpeza Pública, vem identificando durante a coleta diária de lixo, o descarte inadequado de resíduos e objetos perfuro-cortantes, como lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e, principalmente, vidro quebrado.

Na manhã de ontem desta quinta-feira (11), um dos coletores de lixo, veio se feriu ao manusear uma sacola contendo objetos de vidro. “A atitude é grave, pois, além da ameaça de contaminação ao meio ambiente, o descarte, como ocorreu, coloca em risco a saúde dos agentes profissionais que trabalham diretamente com o recolhimento do lixo, apesar da utilização do equipamento de proteção individual (EPI). Pedimos, encarecidamente, a ajuda da população com o manuseio correto de objetos perigosos”, alertou o coordenador de Limpeza Pública, Allan Bispo Souza.

A coleta de lixo nos bairros acontece de segunda a sábado, no turno matutino, a partir das 6h30. Já no comércio, a retirada do lixo é a partir das 17h40, de segunda a sexta.

Orientações

Descarte de forma separada: seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo. Até mesmo, as lâmpadas, exigem atenção especial, ainda que não estejam quebradas. O ideal é que esses itens sejam colocados separados em um recipiente resistente, que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com material.

Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente. Garrafas pet vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e, então, colocá-lo dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso de latas de conservas, apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro, evitando que ela possa causar acidentes.

Sinalize o recipiente: Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfuro-cortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: ‘CUIDADO! MATERIAL CORTANTE’, ou escreva o que realmente se trata, por exemplo: ‘CUIDADO! VIDRO QUEBRADO!’.

Com esses simples cuidados, é possível preservar a integridade física dos coletores.

 

Leia mais

Leia também