População de Ecoporanga realizou mutirão contra a dengue no final de semana

Compartilhe

Por Ramon Gava

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado, 14, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A equipe da Vigilância Epidemiológica e agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do centro e vistoriaram vários imóveis.

Durante as visitas, as equipes orientaram os moradores quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Os agentes conversam com moradores e falaram sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Lúcia, o bairro foi escolhido devido à concentração de casos confirmados nesta localidade. Além disso, nesta região já foram identificados imóveis com larvas em recipientes que acumulam água.

Durante o mutirão foi realizado a coleta e remoção massiva de recipientes que acumulam água, com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito, além fa retirada de criadouros com larvas, evitando a presença de materiais passíveis de se tornar criadouros do Aedes. “Essa atividade tem boa aceitação pela população, remove de imediato os criadouros e elimina os ovos, larvas e potenciais criadouros das áreas”, explica a secretária Ana Lúcia.

Participaram da ação o prefeito Elias Dal’Col, a secretária de Saúde, Ana Lúcia, a chefe de gabinete, Karolyne Fagundes, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, a equipe da Secretaria de Saúde, a equipe da Linfaso, o grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, o grupo de Escoteiros Nhambu de Ecoporanga, além de voluntários.

Casos de dengue

Ecoporanga, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, teve 536 casos suspeitos, e 17 casos confirmados de dengue, no período de janeiro a março de 2020. A equipe de controle de vetores tem realizado visitas nos imóveis dos casos suspeitos para orientação e eliminação de criadouros, tanto em imóveis residenciais quanto em terrenos baldios.

Leia também

ES: homem mata o próprio irmão a golpes de facão, na presença da mãe

  Um homem de 42 anos, identificado como Rodrigo Benevides Serpa, foi assassinado a golpes de facão, na noite...

ES: polícia prende suspeito de matar jovem que não baixou vidros do carro

  A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de matar a jovem Carolayne Nascimento Barcelos - que teria sido...

CNI: R$ 40 bilhões são necessários para descabonização da indústria até 2050

Descarbonizar a indústria brasileira vai custar cerca de R$ 40 bilhões até 2050, de acordo com estudo da...

10 dicas para montar um casamento que comece a noite

O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de um casal, a escolha do horário da...

Adolescente aprende a desenhar rostos sozinha e se destaca com a arte

  Lara Fiorotti se destaca pelos desenhos — Foto: Caíque Verli Com os desenhos, uma aluna da rede pública do...

Barra de São Francisco disponibilizou 1.044 consultas em 12 especialidades em novembro

O Centro de Especialidades Médicas instalado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, agendou e encaminhou 1.044 consultas...