População de Ecoporanga realizou mutirão contra a dengue no final de semana

Por Ramon Gava

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado, 14, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A equipe da Vigilância Epidemiológica e agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do centro e vistoriaram vários imóveis.

Durante as visitas, as equipes orientaram os moradores quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Os agentes conversam com moradores e falaram sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Lúcia, o bairro foi escolhido devido à concentração de casos confirmados nesta localidade. Além disso, nesta região já foram identificados imóveis com larvas em recipientes que acumulam água.

Durante o mutirão foi realizado a coleta e remoção massiva de recipientes que acumulam água, com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito, além fa retirada de criadouros com larvas, evitando a presença de materiais passíveis de se tornar criadouros do Aedes. “Essa atividade tem boa aceitação pela população, remove de imediato os criadouros e elimina os ovos, larvas e potenciais criadouros das áreas”, explica a secretária Ana Lúcia.

Participaram da ação o prefeito Elias Dal’Col, a secretária de Saúde, Ana Lúcia, a chefe de gabinete, Karolyne Fagundes, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, a equipe da Secretaria de Saúde, a equipe da Linfaso, o grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, o grupo de Escoteiros Nhambu de Ecoporanga, além de voluntários.

Casos de dengue

Ecoporanga, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, teve 536 casos suspeitos, e 17 casos confirmados de dengue, no período de janeiro a março de 2020. A equipe de controle de vetores tem realizado visitas nos imóveis dos casos suspeitos para orientação e eliminação de criadouros, tanto em imóveis residenciais quanto em terrenos baldios.

Leia mais

Governo estuda pagar mais R$ 600 do auxílio emergencial em três parcelas

Para ganhar tempo até o desenho de uma...

O DIA EM QUE EXPULSEI MEU IRMÃO DA SALA DE AULA

Eu era professor do curso Técnico em contabilidade, na Escola Job Pimentel, em Mantenopolis-ES. No terceiro ano do curso estudava o meu irmão, com...

Deivin conta como surgiu o Higor, a dupla sertaneja que faz sucesso em Barra de São Francisco

Deivin Andrade Nesta reportagem vamos contar um pouco sobre Deivin Andrade, 30 anos, morador do bairro Bambé em Barra de São Francisco, o violonista e...

Mais unidades da Polícia Civil em Vitória são higienizadas

A Polícia Civil (PCES), dando continuidade à parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)...

Leia também

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo...

Sedurb avança na autuação on-line de processos

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande...

Crédito fundiário: 162 famílias foram contempladas em oito meses

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica...

Doação de sangue: Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas até 31 de julho

A parceria do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) com a empresa 99 segue até o dia...