População de Ecoporanga realizou mutirão contra a dengue no final de semana

Por Ramon Gava

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado, 14, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A equipe da Vigilância Epidemiológica e agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do centro e vistoriaram vários imóveis.

Durante as visitas, as equipes orientaram os moradores quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Os agentes conversam com moradores e falaram sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Lúcia, o bairro foi escolhido devido à concentração de casos confirmados nesta localidade. Além disso, nesta região já foram identificados imóveis com larvas em recipientes que acumulam água.

Durante o mutirão foi realizado a coleta e remoção massiva de recipientes que acumulam água, com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito, além fa retirada de criadouros com larvas, evitando a presença de materiais passíveis de se tornar criadouros do Aedes. “Essa atividade tem boa aceitação pela população, remove de imediato os criadouros e elimina os ovos, larvas e potenciais criadouros das áreas”, explica a secretária Ana Lúcia.

Participaram da ação o prefeito Elias Dal’Col, a secretária de Saúde, Ana Lúcia, a chefe de gabinete, Karolyne Fagundes, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, a equipe da Secretaria de Saúde, a equipe da Linfaso, o grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, o grupo de Escoteiros Nhambu de Ecoporanga, além de voluntários.

Casos de dengue

Ecoporanga, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, teve 536 casos suspeitos, e 17 casos confirmados de dengue, no período de janeiro a março de 2020. A equipe de controle de vetores tem realizado visitas nos imóveis dos casos suspeitos para orientação e eliminação de criadouros, tanto em imóveis residenciais quanto em terrenos baldios.

Leia mais

Leia também