População de Ecoporanga realizou mutirão contra a dengue no final de semana

Compartilhe

Por Ramon Gava

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado, 14, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A equipe da Vigilância Epidemiológica e agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do centro e vistoriaram vários imóveis.

Durante as visitas, as equipes orientaram os moradores quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Os agentes conversam com moradores e falaram sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Lúcia, o bairro foi escolhido devido à concentração de casos confirmados nesta localidade. Além disso, nesta região já foram identificados imóveis com larvas em recipientes que acumulam água.

Durante o mutirão foi realizado a coleta e remoção massiva de recipientes que acumulam água, com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito, além fa retirada de criadouros com larvas, evitando a presença de materiais passíveis de se tornar criadouros do Aedes. “Essa atividade tem boa aceitação pela população, remove de imediato os criadouros e elimina os ovos, larvas e potenciais criadouros das áreas”, explica a secretária Ana Lúcia.

Participaram da ação o prefeito Elias Dal’Col, a secretária de Saúde, Ana Lúcia, a chefe de gabinete, Karolyne Fagundes, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, a equipe da Secretaria de Saúde, a equipe da Linfaso, o grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, o grupo de Escoteiros Nhambu de Ecoporanga, além de voluntários.

Casos de dengue

Ecoporanga, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, teve 536 casos suspeitos, e 17 casos confirmados de dengue, no período de janeiro a março de 2020. A equipe de controle de vetores tem realizado visitas nos imóveis dos casos suspeitos para orientação e eliminação de criadouros, tanto em imóveis residenciais quanto em terrenos baldios.

Leia também

Time do 2º BPM é vice-campeão da Copa ACS de Futebol Feminino

  As Leoas do Norte, time que representa o 2º Batalhão de Polícia Militar, foi vice-campeão da 1ª Copa...

Coordenador do ICEPi e equipe de São Roque do Canaã visitam Projeto Avivar

O Coordenador do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e equipe do instituto em...

Ônibus da Moretti que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia bate em vaca

Um ônibus da Viação Moretti, que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia, se envolveu...

Mais um bueiro reconstruído no Córrego do Denzol; agora são 95 em um ano e oito meses

Mais um bueiro com manilhas e casqueiro de granitos foi reconstruído pelos funcionários da secretaria de Transportes e...

ES: homem é suspeito de invadir casa e balear namorada de 18 anos e irmã dela de 11 anos

  Vista do bairro do Romão, onde o crime aconteceu Duas irmãs de 18 e 11 anos tiveram a casa...

Amarok é roubada no interior de Boa Esperança

Uma caminhonete foi roubada na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Patrimônio Bela Vista, em Boa Esperança. Segundo a...

Prefeitura constrói bueiro no córrego do Engenho

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE) entregou mais...

Nome do Parque de Leilões será homenagem ao empresário Mira, falecido em 2015

O prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou neste domingo, 7, que a inauguração do Parque de Leilão Mira Dalmagre,...