Prefeitura de Ecoporanga decreta situação de emergência de saúde pública

Compartilhe

O prefeito Elias Dal’Col assinou, no fim da tarde de quarta-feira (18), Decreto nº 7.184/2020 que declara situação de emergência de saúde pública em Ecoporanga e dá orientações sobre medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O decreto também institui o Comitê Sanitário de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, para o monitoramento da emergência em saúde pública declarada. O órgão vai definir as medidas e estratégias referentes ao enfrentamento da proliferação do Covid-19 de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.

“Estamos adotando todas as ações possíveis para evitar a disseminação do vírus. Esse é um desafio não apenas do Poder Público, mas de todos. É um momento difícil, que exige de cada pessoa muita responsabilidade. É um momento grave, mas não de pânico. Vamos fazer nossa parte e chamar toda a cidade para se engajar nessa luta”, disse o prefeito Elias Dal’Col.

O decreto também informa que para enfrentamento da emergência de saúde pública poderão ser adotadas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entre outras, as seguintes medidas: determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos, estudos ou investigação epidemiológica, requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.

De maneira geral, ficam suspensos pelo prazo de 30 dias a realização de eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos, comemorativos e institucionais, shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, e afins, atividades de casas de shows, espaços culturais e afins.

Fica permitida a realização de eventos de até 100 pessoas, desde que o ambiente tenha capacidade para, ao menos, 300 pessoas, sendo possível manter a distância mínima necessária para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Por Ramon Gava

Leia também

Senac do Espírito Santo abre 3 mil vagas em cursos a distância de graça

    Sala de informática — Foto: Divulgação/Senac MS O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) está com...

Barra de São Francisco e Vila Valério jogam neste sábado (02)

O jogo entre Barra de São Francisco x Vila Valério, no próximo sábado (02), às 16 horas, no...

Para Latin Resources, depósito em Salinas pode ser de nível mundial

A Latin Resources anunciou atualizações sobre o depósito Colina, que é parte do seu projeto Salinas, em Minas...

Prazo para quitar dívidas com parcelamento no Desenrola Brasil vai até dezembro

O Dia D do programa Desenrola Brasil negociou mais de R$ 430 milhões de dívidas em todo o...

Divisão de tarefas domésticas: estratégias para uma casa bem gerenciada

Não há como fugir delas: para manter uma casa de forma funcional, é importante que as tarefas domésticas...

Cobrança de impostos para importação de placas solares pode prejudicar setor

O interesse por energia solar como fonte renovável está presente em 75% das indústrias brasileiras. A informação é...