Prefeitura cultiva plantas medicinais para distribuir à população; veja a lista

Compartilhe

A prefeitura de Barra de São Francisco mantém o cultivo de mudas no Hortão Municipal, localizado no Polo Industrial. Dentre os diversos tipos de mudas cultivadas no local, que é gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura, estão as plantas medicinais, as quais são distribuidas à população, basta ir ao Hortão buscar.

Algumas das mudas de espécies medicinais entregues à população já estão consolidadas para uso popular. A exemplo do capim santo, funcho, que apresenta funções semelhantes à erva doce. O sub secretário da Agricultura, Carlos Rúbens da Silva, disse que no momento não há restrição e a população pode entrar livremente no Hortão Municipal para buscar a planta medicinal que quiser usar.

Plantas medicinais no Hortão Municipal de Barra de São Francisco

PLANTAS FUNÇÃO MEDICINAL
Gengibre É um alimento que dá sabor extra a diversas receitas e contribui para manter a saúde. O alimento tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliado a poucas calorias (80 kcal a cada 100 gramas) e alguns minerais importantes, como magnésio e potássio.
Santa Maria ou chá mexicano, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.
Cravo Aumenta a secreção de enzimas gastrointestinais, melhorando a sua digestão e aliviando problemas de indigestão, prisão de ventre, náuseas e mal-estar estomacal. Além disso, acelera o metabolismo, o que auxilia na queima rápida de gordura, isto é, é um emagrecedor natural.
Açafrão Tem poderes anti-inflamatórios, 100% naturais. A curto prazo as inflamações são importantes. Ajudam o corpo a combater invasores e a reparar tecidos. Sem inflamações, bactérias e fungos podiam matar-nos.
SãoJoão É uma planta medicinal que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas. Existem alguns antidepressivos à base da erva que podem ser úteis nos tratamentos de casos de depressão leve ou moderada.
Arruda É útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue.
Hortelã Comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Manjericão Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e antibacterianas.
Poejo É um poderoso expectorante e adstringente, o Mentol presente na planta é eficiente para secar e eliminar secreções que se acumulam nos pulmões e vias respiratórias. Por isso auxilia no tratamento de doenças como gripes e resfriados e do trato respiratório como asma, bronquite e outras.
Amorperfeito É uma planta medicinal, também conhecida como Amor-perfeito-bastardo, Amor-perfeito-bravo, Erva-da-trindade ou Violeta-dos-campos, utilizada tradicionalmente como diurético, em casos de prisão de ventre e para potenciar o metabolismo.
Terramicina Planta Capaz de auxiliar na prevenção e na cura de várias doenças. Os pesquisadores veem evidências de que o consumo de ora-pro-nóbis reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, assim como tornam o sangue menos propenso a formar coágulos.
Babosa Além de ser uma ótima aliada para a saúde do cabelo e da pele, a babosa também pode ser usada para tratar problemas como anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.
Hortelã-pimenta É usada como anti-inflamatórios e funcionam como calmante natural. As propriedades medicinais vão além. A hortelã-pimenta também é consumida como descongestionante e expectorante, bactericida, antisséptico, para tratar enjoos e para auxiliar na digestão.
Carqueja É rica em antioxidantes, como quercetina e rutina, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções. Por isso, a carqueja pode ajudar a fortalecer o sistema imune, sendo útil para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, por exemplo.
Alcachofra Alcachofra -hortense, alcachofra-comum ou alcachofra-de-comer, a planta ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue, prevenindo doenças como obesidade, infarto e diabetes. A alcachofra pode ser consumida de diversas formas: cozida, em saladas, assada, em sucos ou chás.
Capimcidreira Tem efeito calmante, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade. Quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim-limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.
Cana de macaco É muito utilizada em afecções renais (folhas e hastes). As hastes são usadas, também, para combater leucorreia. O chá das folhas é febrífugo, contra catarro, afecções da bexiga, inflamações dos rins, sendo também antirreumático. É utilizado, ainda, na albuminúria, hidropsia, disúria e arteriosclerose.
Boldo É uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizada como recurso caseiro principalmente para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar sintomas de ressaca.
Levante É indicado no tratamento da tosse, gripe, resfriados, calmante, gases. Esta planta é cultivada por meio da propagação por divisão de ramos.
Aranto Atuando como anti-inflamatório natural, antioxidante, sedativo, anti-histamínico e analgésico. Em excesso, a ingestão de folhas de aranto pode causar intoxicação.
Saião Muito utilizada no tratamento de alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante.
TETREX É indicado no tratamento das infecções causadas por microorganismos sensíveis. Recomenda-se realizar, antes, testes de sensibilidade (antibiograma). As tetraciclinas não são as drogas de escolha para o tratamento de qualquer tipo de infecções estafilocócicas.
Arnica Pode ser utilizada ​​externamente para tratar: Dores musculares. Contusões. Dor nas articulações e inchaço.
Capim pé de galinha É utilizada para auxilia nos sintomas de diversas doenças, como diabetes e pedra nos rins. Devido à sua rusticidade, então, a planta cresce em qualquer tipo de solo.
Aroeira É utilizada contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarreias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Ponta livre É diurética, anti-inflamatória, antiespasmódica, cicatrizante, diaforética, antipirética, hipotensiva, adstringente, antisséptica urinária, emenagoga, hemostática, além de ser tônica amarga e ter efeito levemente hipoglicemiante, eupéptico e colerético.
Cavalinha É usada nos cuidados de pele, unhas, cicatrização de feridas, osteoporose e reparo ósseo.
Tiririca Conhecido por ser um capim “invasor” por ocupar o espaço de outras plantas, o tiririca também tem funções importantes. “Propriedades anti-inflamatórias e antidiarreicas, especialmente a raiz”
Assa-peixe Amplamente utilizada contra problemas respiratórios, sendo eficaz para tratar gripe, bronquite e tosse, por exemplo. Além disso, também é uma boa opção para tratar cálculos renais, hemorroidas e alterações no útero.
Boldo do Chile É uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos.
Alecrim Por ser rico em compostos fenólicos antioxidantes e anti-inflamatórios, elimina os radicais livres e previne problemas de saúde e doenças como derrame e câncer.
Camomila Auxilia na prevenção e tratamento de ansiedade e depressão. Faz bem para a pele: Por possuir ação hidratante e anti-inflamatória.
Erva-doce É um grande aliado para aliviar o estresse e a ansiedade. Ele possui um efeito calmante que melhora a qualidade do sono e ajuda a ter uma noite tranquila, trata
Tanchagem Pode auxiliar ainda no tratamento de dores de garganta, doenças e infecções respiratórias, tosse, aftas, amigdalite, infecção urinária, diarreia e azia, entre outros problemas. Por causa de sua ação diurética e anti-inflamatória o chá de terramicina é um ótimo aliado na eliminação da bactéria Escherichia coli causadora da cistite.

Leia também

Festa de São Pedro começa nesta sexta, 1º, com fogueira gigante e desfile de escolas municipais

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...

Câmara aprova Plano Nacional do Esporte

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que cria o Plano Nacional do...

Mortes violentas caem 6% no Brasil em 2021, aponta anuário

O registro de mortes violentas intencionais, no ano passado, caiu 6,5% em todo o Brasil, apontou hoje (28) o Anuário...

Polícia Civil prende suspeito de agredir esposa na frente da filha em Nova Venécia

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), de...

Assassinada na Bahia, veterinária capixaba é sepultada em Rio Bananal

  Foi sepultado na manhã deste sábado (25) no cemitério municipal de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo,...

Cruzeiro vence no Mineirão e amplia vantagem na liderança da Série B

O Cruzeiro fez o trabalho de casa e derrotou o Sport por 2 a 1, na noite desta...

Jardim Botânico do Rio expõe imagens da missão belga de 1922 ao Brasil

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) inaugura amanhã (27), às 11h, a exposição O Jardim Botânico e a...