Prefeitura cria programa para tentar resolver problema de moradores em situação de rua em Barra de São Francisco • SiteBarra

Prefeitura cria programa para tentar resolver problema de moradores em situação de rua em Barra de São Francisco

Objetivando solucionar o problema dos moradores em situação de rua que estão em Barra de São Francisco, o Executivo Municipal criou e a Câmara de Vereadores aprovou a Lei Municipal nº 1.184 – de 29 de novembro de 2021, que institui o Programa Municipal ‘Dignidade Social’ – em combate à fome, à falta de moradia digna e de incentivo à inclusão social produtiva. O prefeito Enivaldo encaminhou documento ao Ministério Público do município solicitando apoio para colocar o programa em prática. Três moradores em situação de rua já aderiram.

No programa, que tem à frente o Subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens, a prefeitura concede alimento, hospedagem e prestação de serviços no Hortão Municipal, que fica nas proximidades do Polo Industrial. Além desses benefícios que proporcionam dignidade e inclusão social, o programa ainda oferece gratificação no valor de oito unidades referência do município, o que corresponde, aproximadamente a R$ 320,00. O problema é que a maioria dos moradores em situação de rua continuam preferindo a rua.

“Apelamos aos representantes do Ministério Público para nos apoiar no programa de recuperação da dignidade humana destes moradores que, ao usarem drogas ilícitas, causam transtornos aos demais membros da população, por se comportarem com agressividade, ameaçando menores, ofendendo moralmente as pessoas para que lhe deem esmolas, além de estarem sob suspeitas de realizarem pequenos furtos no município”, explicou o prefeito.

Em dezembro passado, em entrevista à mídia local, o prefeito Enivaldo afirmou que todas as providências ao alcance da municipalidade serão tomadas para resolver o quanto antes a situação, mas que o apoio de todos os órgãos competentes é indispensável, tendo em vista a dificuldade de convencer os moradores em situação de rua a aceitarem a ajuda apresentada pelo Executivo Municipal por meio do projeto.