Prefeitura contrata cirurgião de cabeça e pescoço para atuar em Barra de São Francisco

Compartilhe

O médico cirurgião Helio Emerich Neto (foto), será apresentado nesta quarta-feira, 18, às 16 horas pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves e o diretor geral do Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF) como o mais novo contratado para prestar serviços médicos e cirúrgicos na região noroeste.

Hélio Emerich Neto, que é natural de Mantena (MG), atende atualmente no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus na área de cirurgia de pescoço e cabeça e, a partir, de agora, passará a atender também a região noroeste.

De acordo com o cirurgião, o objetivo do contrato é reduzir a demanda reprimida na área de cirurgia de pescoço e cabeça na região, já que as consultas e procedimentos cirúrgicos mais próxims são feitos em Colatina ou Vitória.

“Temos observado um crescimento avançado no câncer de tireoide e a região noroeste tem pessoas com cirurgias marcadas há mais de um ano. Com essa parceria, vamos conseguir reduzir essa demanda reprimida, evitando também que as pessoas tenham que se deslocar para muito distante do seu domicílio para os serviços”, esclarece.

Helio Emerich Neto acrescenta que, para além das cirurgias e consultas eletivas na sua área de atuação, pretende atuar também na orientação de médicos da região que atuam na atenção primária e promover palestras de informação sobre o avanço da medicina no tratamento das patologias relacionadas à cabeça e pescoço.

Importância do cirurgião de cabeça e pescoço

A medicina considera câncer de cabeça e pescoço o diagnóstico da doença na boca, lábios, cavidade oral, laringe, faringe, garganta e tireoide. Na maior parte dos casos, o tratamento é complexo e de alto custo, envolvendo diferentes profissionais da área da saúde, como médicos, cirurgiões, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros. Cigarro e bebida alcoólica são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças desse tipo.

O médico qualificado para prestar o serviço nessa área é o cirurgião de cabeça e pescoço. Ele é formado para identificar sintomas ou alterações na região da cabeça e pescoço e promover o tratamento correto.

O cirurgião de cabeça e pescoço trata de doenças – principalmente tumores benignos e malignos.

Na rotina de cirurgias, as que mais comumente são realizadas pelo cirurgião de cabeça e pescoço são as tireoidectomias, traqueostomias, remoção de tumores de boca e laringe e, também, cirurgias de glândulas salivares.

A especialidade não abrange as doenças do cérebro e outras regiões do sistema nervoso central – essas áreas são cuidadas e operadas por neurocirurgiões.

Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço

– Ao notar caroços (grandes ou pequenos, redondos ou irregulares, fixos ou móveis) na região da cabeça e pescoço;

– Ao identificar feridas que não cicatrizam na pele (região da cabeça e pescoço) ou boca;

– Ao sentir dor persistente ao engolir;

– Ao apresentar engasgos sem causa aparente;

– Ao apresentar rouquidão persistente por mais de 15 dias;

– Ao apresentar alteração no olfato ou paladar.

Se você identificou algum dos sintomas citados acima, é muito importante que agende a sua consulta com um cirurgião de cabeça e pescoço da sua preferência. É sempre importante lembrar que, no caso de um possível câncer, quando antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura.

Leia também

Farmácia do Trabalhador Capixaba sorteia Scooter City 1500 neste sábado (02)

A informação é de Redação, da Rede Notícia A Rede de Farmácias do Trabalhador Capixaba vai sortear, neste sábado...

Barra de São Francisco recebe mais um cortador de grama, 100 colchonetes e 50 bastões

A prefeitura de Barra de São Francisco, conseguiu junto a SESPORTE (Secretaria de Estado de Esportes), do governo...

Francisquense Arlinda Rosa de Jesus comemora 100 anos de idade

https://ocontestado.com/wp-content/uploads/2022/07/VID-20220703-WA0017.mp4 Neste domingo, dia 03 de julho de 2022, a equipe do cerimonial LUGAR DE FESTA de Barra de...

Campeonato Perna de Pau 2022 começa no 11 de julho e terá até 16 equipes

A 22ª Edição do Campeonato Perna de Pau de Futsal Masculino deve começar no dia 11 de julho,...

Prazo para regularizar dívidas com descontos acaba nesta quinta-feira (30)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que empresários possam regularizar sua situação com o fisco. Até às...

Real Noroeste depende apenas de si para seguir na Série D

Faltando apenas três rodadas para o fim da primeira fase, o Real Noroeste saiu da zona de classificação...

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Vila Valério

As Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam um homem de 36 anos, no Córrego de...