Na semana passada sexta-feira (02), o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo Tenente Coronel Rômulo Souza Dias, em Barra de São Francisco, comemorou seu 20º aniversário. Já nesta quarta-feira dia (06), por volta das 10 horas, as comemorações foram estendidas no plenário da Câmara Municipal, por ocasião de uma série de homenagens.
Na oportunidade, policiais militares integrantes do 11º BPM, bem como de outras unidades militares e corporações, além de diversas autoridades municipais e estaduais, também estiveram prestigiando o acontecimento.
Os prefeitos Enivaldo dos Anjos de Barra de São Francisco, Jailson Quiuqui de Águia Branca, Herminio Hespanhol de Mantenópolis e Elias DalCol de Ecoporanga, estiveram marcando presença e foram homenageados como amigos da polícia militar do 11º BPM e com eles os vereadores: Lemão Vitorino, Emerson Lima, Higor Soares, Reinaldo Borrinha, Sargento Farias, Lula Cozer, Jonciclé Honório, Elivan Ramos, Fernando Carabina, Rafael Venancio e Leandro Ais.
Historicamente, em 02 de julho de 2002, a 4º Cia Independente foi transformada no 11º BPM e, nos dias atuais, é responsável pelo policiamento nas áreas dos Municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Águia Branca e Mantenópolis.
No firme propósito de defender os valores da sociedade norte capixaba, o 11º BPM agradece cada um que de alguma forma contribuiu para que chegássemos até aqui, em especial aos nossos policias que dezenove anos tem prestado um excepcional serviço à sociedade pertencente as áreas de atuação do 11º BPM.
Relembrando a História
O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares.
Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.
Em 8 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, por solicitação do então deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.
Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.
Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio, por reinvindicação do então deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira.
Hoje, o 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.