Prefeito, vereadores, juiz e promotoria se reuniram para definir doação de terreno para novo fórum de Mantena

Atendendo convite do Juiz de Direito e Diretor do Fórum da Comarca de Mantena, Thiago Guimarães Emerim, o prefeito João Rufino, vereadores e a Promotora de Justiça, Bárbara Martins de Souza, estiveram participando de uma importante reunião nesta terça-feira, 17 de março de 2020, para tratar da doação de um terreno para a construção do futuro prédio do Fórum no município.

O juiz agradeceu a presença, o interesse e a colaboração comum de todos os envolvidos para a construção do novo prédio. Na oportunidade Márcio da Costa Borges, da Assessoria Técnica e Jurídica para gestão Predial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, apresentou uma prévia do projeto de como ficará o novo prédio, e ressaltou que precisará de uma área de terreno de 4.500 m², para ser feito uma edificação de 2.625m² para comportar até 4 varas, com estacionamento.

A obra está orçada no valor de R$ 12 milhões de reais, sendo que o recurso já está reservado pelo Tribunal de Justiça como anunciou o Desembargador Nelson Missias em visita a Mantena.

Márcio ressaltou que a construção do novo prédio gerará emprego com a contratação de mão de obra, hospedagem, alimentação, compra de material de construção, fomentando o comércio local.

Neste 1º encontro, muitas dúvidas foram sanadas pelo prefeito João Rufino e pelos vereadores, principalmente porque o município vai dispor de uma grande área para doação ao TJMG, e o prédio antigo hoje utilizado pelo Fórum, poderá ser requerido pelo Executivo ao Estado, pois tem interesse em requerer o prédio para agregar ao patrimônio e estabelecer futuras instalações municipais.

O Secretário de Administração, o advogado Jorge Verano apresentou ao juiz Thiago, dois terrenos do município, sendo área da antiga torre da rádio no bairro Santos Prates I e da antiga AABB no bairro Nicolini e o terreno da CASEMG, pertencente ao BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

A comitiva fez uma visita de conhecimento dos três locais, onde o assessor técnico do TJMG fez fotos dos locais, olhando a acessibilidade, resolução do terreno, classificando por prioridades do que o projeto dispõe.

Após as visitas e discussões, o terreno que interessou em 1º lugar foi o da CASEMG, não descartando os outros dois, sendo que foi proposto uma negociação ao BDMG para se possível legalização dessa área.

A expectativa do Executivo é grande, pois vai agregar valores ao município. Pois apesar de já sermos sede de Comarca, vamos continuar recebendo pessoas de fora da cidade, num ambiente melhor, mais amplo, com mais comodidade e a intenção é lutar para que seja instalada mais uma vara da justiça, promovendo uma prestação jurisdicional melhor para todos, ressaltou Jorge Verano.

Ao final foi assinado uma ATA por todos.

Fonte: informeleste

Leia mais

Moradores relatam que mulher com Coronavírus circulou no comércio e Barra de São Francisco pode confirmar mais casos

Nesta terça-feira, 28 de abril de 2020, foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus em Barra de São Francisco. Segundo informações, é uma mulher. De...

Grupo farmacêutico confirma operações de novo centro de distribuição no ES a partir de julho

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES Em reunião com o governador Renato...

Ministério da Economia autoriza Bandes a captar US$ 30 milhões de dólares junto ao BID

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, aprovou a Carta Consulta do Banco...

Mais de 11 mil brasileiros no exterior já foram repatriados

32 brasileiros que estavam retidos em Cuba chegaram ao Brasil no sábado (4). – Foto: ...

Leia também

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...

ES tem novo 1º lugar em ranking de transparência de dados da Covid-19

O Espírito Santo é mais uma vez 1º lugar na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  É o que mostra a versão...

Polícia apreende moto clonada em Água Doce do Norte

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento no centro de Água Doce do Norte, foi avistada pela guarnição uma motocicleta CG...

Mais uma moto clonada é apreendida em Ecoporanga

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento pelas ruas do município de Ecoporanga, os militares avistaram uma motocicleta HONDA CG 160...