A Prefeitura de Cariacica, na Grande Vitória, quer construir uma “praia artificial”. O local vai contar com nova ciclovia, calçadão, pavimentação, iluminação, restaurantes, playgrounds e academia. A reportagem é de Álvaro Guaresqui e Gabriela Martins, do g1 ES e TV Gazeta.
A obra será realizada na região de Porto de Santana e está em fase de licenciamento ambiental. Serão investidos R$ 33,8 milhões na estrutura. A ordem de serviço para o começo da obra foi assinada nesta semana.
A praia deverá ter cerca de 1.100 m de areia de comprimento com 12 m (maré vazia) e 8 m (maré cheia) de largura. A previsão é de que as obras fiquem prontas em dois anos.
“Será um atrativo tanto para a economia, tanto para o turismo, tanto para o desenvolvimento, tanto para a valorização do mercado ali e de todos os imóveis ao entorno”, disse o secretário de Obras de Cariacica, Weverton Moraes.
A população e os turistas, no entanto, não poderão tomar banho no local. Isso porque o despejo de esgoto nos rios Itanguá e Marinho, que desaguam no mar, inviabiliza a balneabilidade da água.
Segundo a prefeitura, a balneabilidade do local depende de obras de saneamento para tratamento do esgoto lançado nos rios. Por esse motivo, a administração municipal trata o projeto como uma praia, e sim como uma nova orla.
“Nós estamos trabalhando só na questão da orla, da estrutura. Por que não praia artificial? Porque nós vamos depender da balneabilidade. Para isso, o governo do estado já está investindo, junto com a Cesan e a PPP – parceria público-privada – mais de um bilhão de reais na universalização da rede de esgoto, do saneamento e com isso, no futuro, quando tiver a balneabilidade, aí sim, nós vamos poder investir na praia. O que seria investir na praia? Seria lançar areia e fazer um estudo de alargamento, o que não está contemplado no momento. No momento só é a orla de Cariacica”, explicou o secretário.
Questionado sobre a intensão e a necessidade do projeto, já que não será possível que as pessoas entrem na água da orla, o secretário justificou que a cidade precisa ter espaços de lazer.
“As pessoas que recebem visitas de outros estados, de outros municípios, a população de Cariacica leva para outros municípios, mas não trazem para cá. A orla de Cariacica faz parte de um pacote de obras para o Crescimento de Cariacica. […] Nós não estamos deixando de investir em outras áreas para investir na orla. Nós estamos investindo na orla e aumentando [os investimento] em outras áreas”, declarou Moraes.