Prefeito Enivaldo dos Anjos presta homenagem a Dona Ery

Compartilhe

Foi enterrada neste domingo (6) às 14h no cemitério de Parque da Paz em Vila Velha, Dona Ery Silva Fortes.

O Prefeito Enivaldo dos Anjos que é muito amigo da família, usou sua rede social e prestou uma bela homenagem a dona Ery.

Partiu nesta madrugada de domingo, dia 6 de março, uma grande mulher, chamada Ery Silva Fortes.

Teve seu corpo enterrado em Vila Velha hoje. Teve uma vida inteira em Barra de São Francisco, no Cartorio de Registro Civil da sede, casou a maioria da população e também registrou quase todos os filhos francisquenses.

Sempre amável, educada no trato com as pessoas, sorrisinho sempre cativante. Mulher inteligente que sabia orientar a todos que : o caminho na vida, era através da educação, estudou tbm depois de casada e de ter filhos. Formava um grupo de mulheres “revolucionárias” da cidade, que queriam participar de tudo ativamente.

Foram estudar todas juntas, Ery, Edith, Marina, Ciza, Alice Gonçalves, Anunciata e outras que a memória foge, no antigo Colégio Comercial, na época era chefe de disciplina do colégio, Brasilino Malaquias de Moraes, já falecido no assalto ao Banco do Brasil, nem precisa perguntar o tanto que sofreu para tentar colocar ordem na escola.

Elas eram animadas e o fato delas estudarem, abriu um clarão na sociedade, pq naquela época mulher casada era pra ser mãe é dona de casa, que nada, elas eram quem animava a escola e ainda faziam trabalhos filantrópicos pra igreja, para a sociedade, além de ajudar as famílias jovens que tinham problemas de convivência, com conselhos e apoio moral. Eram fortes, ativas, animadas e todas muito unidas. Tempo difícil de esquecer, estas mulheres mudaram o comportamento social da cidade e abriram portas pra muitas mulheres que viviam reprimidas pelo machismo dentro de casa.

Dona Ery criou uma família bonita, vigiava as crias e os obrigava a estudar, filhas bonitas e muito paqueradas de longe, mas era difícil de chegar perto por causa do medo da dona Ery, não sei como Carlinhos Simoes conseguiu, até hoje acho que foi o Adão Simoes, que usou da amizade com o Hugo Vargas, para avalizar, pior que Simões escolheu logo a mais brava e que parece demais com dona Ery, a Janete.

Dona Ery, Tem uma história grande e boa em BSF, os mais novos, que não tiveram está felicidade de conhecer uma mulher SANTA, de grande valor moral, esposa dedicada, trabalhadeira de verdade, amiga maravilhosa, amava as pessoas, amava participar de campanhas pra ajudar as pessoas.

Olha, Deus tem me dado, a esta altura da vida, uma enorme chance de poder estar, neste cargo de prefeito, para poder HOMENAGEAR pessoas maravilhosas e que muito fizeram por nossa cidade.

Vou encaminhar a apreciação da nossa câmara municipal, no dia de amanhã, um projeto de lei, dando nome a uma avenida da cidade de ERY SILVA FORTES.

É um orgulho pra nossa cidade prestar está homenagem a ela, seus amigos e familiares. Com certeza Deus a deixou muitos anos entre nós, para que pudéssemos aprender, como ser humano, como ela fez: amar, amizade, bondade e carinho com o próximo.

Descanse em paz, mulher guerreira, que muito honrou nossa sociedade. Abs. Enivaldo ( seu admirador sempre).

 

 

Morre aos 88 anos Dona Ery Silva Fortes

Acervo Família Vargas Fortes

Leia também

Thiago Crei: DJ foi morto porque filmou encontro com suspeito, diz polícia

    Thiago Crei foi encontrado morto em terreno baldio em Vila Velha — Foto: Reprodução/Rede social A Polícia Civil prendeu...

Mulher morre após carro capotar em Presidente Kennedy, no Sul do ES

Uma mulher identificada como Angélica da Silva Bahiense morreu após o carro em que ela estava capotar e...

Festa de São Pedro começa nesta sexta, 1º, com fogueira gigante e desfile de escolas municipais

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta segunda-feira (27)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (27) com alta de 0,36% e o produto...

Vital 2022 abre venda dos ingressos na terça-feira

Depois de 16 anos de espera, o Vital se prepara para voltar a arrastar os foliões em Vitória....

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta terça-feira (28)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a terça-feira (28) com diminuição de 1,23% no preço...