Prazos de resposta a pedidos de acesso à informação não serão afetados no Estado

Os pedidos de acesso à informação realizados ao Governo do Estado durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) serão respondidos normalmente, dentro dos prazos previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI). A Rede de Ouvidoria está preparada para manter o atendimento, por meio do trabalho remoto e presencial.

O Governo Federal chegou a publicar, na última segunda-feira (23), a Medida Provisória 928, suspendendo os  prazos de resposta a pedidos de informação para órgãos cujos servidores estivessem em regime de teletrabalho, em quarentena e que dependessem de acesso presencial para resposta, ou que necessitassem de agentes ou setores que estejam diretamente envolvidos no combate à Covid-19. A referida MP teve seus efeitos suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (26).

“O Governo do Estado do Espírito Santo reafirma o respeito à Lei de Acesso à Informação e acredita que, em momentos de calamidade, é necessário redobrar o papel da transparência das compras públicas, a fim de permitir o acompanhamento da população, da mídia e dos órgãos de controle”, observa o secretário de  Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

O secretário ressalta que, para garantir o controle social, o Governo do Estado inseriu no Projeto de Lei Complementar nº 17/ 2020 – que dispõe sobre procedimentos adotados no período de calamidade de saúde no Estado  – previsão específica de transparência para as compras emergenciais. O projeto foi enviado à Assembleia Legislativa e deverá entrar em votação nesta sexta-feira (27).

Para realizar o atendimento ao cidadão com segurança, a Rede de Ouvidoria do Estado suspendeu apenas os atendimentos presenciais à população. Durante o período de emergência em saúde, as manifestações estão sendo recebidas por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br;  pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br; e pelo telefone 0800 022 11 17.  

 

Leia mais

Morador de Barra de São Francisco está como andarilho no interior de São Domingos do Norte

Um homem foi encontrado por moradores em São José do Honorato, interior de São Domingos do Norte. Segundo a informação de uma mulher da...

Em meio à crise do coronavírus, vereadores de Mantenópolis aprovam aumento do próprio salário

Em plena pandemia do coronavírus, enquanto os poderes se unem para combater o vírus, a câmara municipal de Mantenópolis em sessão extraordinária realizada nesta...

Frente fria em agosto deve trazer neve a região Sul

“Agosto mudou completamente, da água para o vinho”. É assim que Fábio Luengo, meteorologista do Somar, define a inesperada variação nas condições climáticas do...

Apoio aos informais é a “maior rede de proteção social já estendida”, diz ministro da Economia

“Não existe nenhum casos de preso infectado pelo coronavírus. Ou seja, há um ambiente de relativa segurança no...

Leia também