Prazos de resposta a pedidos de acesso à informação não serão afetados no Estado

Compartilhe

Os pedidos de acesso à informação realizados ao Governo do Estado durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) serão respondidos normalmente, dentro dos prazos previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI). A Rede de Ouvidoria está preparada para manter o atendimento, por meio do trabalho remoto e presencial.

O Governo Federal chegou a publicar, na última segunda-feira (23), a Medida Provisória 928, suspendendo os  prazos de resposta a pedidos de informação para órgãos cujos servidores estivessem em regime de teletrabalho, em quarentena e que dependessem de acesso presencial para resposta, ou que necessitassem de agentes ou setores que estejam diretamente envolvidos no combate à Covid-19. A referida MP teve seus efeitos suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (26).

“O Governo do Estado do Espírito Santo reafirma o respeito à Lei de Acesso à Informação e acredita que, em momentos de calamidade, é necessário redobrar o papel da transparência das compras públicas, a fim de permitir o acompanhamento da população, da mídia e dos órgãos de controle”, observa o secretário de  Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

O secretário ressalta que, para garantir o controle social, o Governo do Estado inseriu no Projeto de Lei Complementar nº 17/ 2020 – que dispõe sobre procedimentos adotados no período de calamidade de saúde no Estado  – previsão específica de transparência para as compras emergenciais. O projeto foi enviado à Assembleia Legislativa e deverá entrar em votação nesta sexta-feira (27).

Para realizar o atendimento ao cidadão com segurança, a Rede de Ouvidoria do Estado suspendeu apenas os atendimentos presenciais à população. Durante o período de emergência em saúde, as manifestações estão sendo recebidas por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br;  pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br; e pelo telefone 0800 022 11 17.  

 

Leia também

Prefeitura de Jaguaré entrega máquinas para Associação do Caximbal

    Na noite da última segunda-feira (04), autoridades de Jaguaré estiveram na cerimônia de entrega de um trator e...

Morre Theo, um dos sêxtuplos de Colatina, no Espírito Santo

  1 de 3 Morre Theo, um dos sêxtuplos de Colatina — Foto: Reprodução/Redes sociais Morre Theo, um dos sêxtuplos de...

Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Mulheres apresentam piores índices da doença

Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. As mulheres apresentam piores desfechos em todas as etapas...

Dezembro começa com mais de 4,3 mil vagas de emprego no Espírito Santo

  1 de 1 Sine tem vaga para mecânico — Foto: Divulgação Sine tem vaga para mecânico — Foto: Divulgação O último...

Prefeito Enivaldo dos Anjos visita estádio de Barra de São Francisco, nova casa do Real Noroeste

Na tarde desta quarta-feira (06), o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve realizando uma...