Praias ficam cheias no feriado mesmo com pedido de isolamento em Vitória e outras cidades

Alto número de mortes e casos confirmados de coronavírus, a pandemia e contaminação nas ruas e o pedido para que as pessoas ficassem em casa. Estes fatores não foram suficientes para impedir que parte da população lotasse as praias do Estado nesta quinta-feira (11). A combinação de feriado Nacional de Corpus Christi com o dia ensolarado acabou contribuindo para o desrespeito ao isolamento social.

Nas praias de Camburi, em Vitória, e Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, em Vila Velha, o que se viu foi areia e calçadões lotados de pessoas que buscavam se banhar ou praticar atividades físicas. Até mesmo as crianças ou idosos (estes últimos que estão no grupo de risco para o coronavírus) foram vistos nas praias.

As cenas foram observadas um dia após o governador do Estado, Renato Casagrande, fazer um apelo à população para que idas às praias ou à Região Serrana fossem evitadas neste feriado prolongado.

Para tentar conscientizar a população sobre os riscos da doença, e orientar que as pessoas deveriam voltar para a casa, uma grande força tarefa foi montada no Estado. Agentes da segurança pública, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, aliados às Guardas e Secretarias Municipais foram as ruas nesta quinta para conversar com a população e repassar mensagens relacionadas à prevenção ao coronavírus.

Além de Vitória e Vila Velha, as ações foram executadas nas praias de Serra, Aracruz, Guarapari, Anchieta e Piúma.

“A medida foi intensificada em praias, praças e parques por conta do dia ensolarado e pessoas em busca de diversão e lazer. E foi o que encontramos. As pessoas estão cansadas desta situação, após três meses em casa, mas o distanciamento social é necessário. O poder público faz a sua parte, realocando leitos, colocando testes e equipes nas ruas, mas a população precisa fazer a sua parte e ter consciência”, explicou o Tenente-Coronel Paiva, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Em Vitória, os agentes distribuíram cerca de 500 máscaras para a população que estava nas Praias de Camburi, Curva da Jurema e das ilhas. Até o final de semana, serão 2 mil ao todo.

“Todos precisam ficar atentos quanto a higiene e evitar as aglomerações, para que possamos reduzir a velocidade de contágio do coronavírus. Hoje, encontramos muitas pessoas em duplas fazendo caminhadas no calçadão e fizemos a abordagem orientando que o melhor é ficar em casa”, explicou o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti.

As máscaras foram produzidas em parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e Liga das Escolas de Samba do Estado.

Em Vila Velha, além das praias, as ações foram desenvolvidas também nos polos comerciais, com foco na orientação e fiscalização.

No polo da Glória, cinco estabelecimentos foram orientados a fechar as portas por descumprirem o Decreto Estadual quanto ao dia estabelecido para o funcionamento. Outros sete estabelecimentos também receberam orientações sobre as condições de higiene, distanciamento e uso de máscaras. Nenhum estabelecimento foi autuado.

Na Serra, equipes da Guarda Municipal e de Trânsito abordaram motoristas nas orlas do município (Carapebus, Manguinhos e Jacaraípe). Mais de 600 veículos abordados e os ocupantes foram orientados quanto a utilização de máscaras, álcool em gel e a necessidade de respeitar o isolamento social. 17 agentes da Guarda Municipal e de Trânsito foram mobilizados.

Fonte: tribunaonline

Leia mais

Justiça mantém afastamento da prefeita de Presidente Kennedy até o fim do mandato

Amanda Quinta Rangel (sem partido) é investigada por recebimento de propina. Ela ficou presa por quatro meses após a Operação Rubi do Ministério Público...

Montanha confirma primeira morte por Covid-19

O município de Montanha registrou a primeira morte...

Brasil tem safra recorde de grãos com 257.8 milhões de toneladas

Recorde se deve ao aumento de 4,2% na área plantada, aliado ao ganho de 0,3% na produtividade Foto: Mapa A safra brasileira de grãos do...

Defesa inspeciona obras do Programa Calha Norte em Roraima

Durante uma semana, 23 técnicos do Ministério da Defesa percorreram cerca de oito mil quilômetros para vistoriar obras do Programa Calha Norte em Roraima....

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...