Praia lotada, sol e trânsito na estrada: o primeiro dia de feriadão pelo Brasil

As praias ficaram cheias em vários pontos do Brasil neste sábado (5), no primeiro dia do feriado prolongado da Independência.

Mesmo com a pandemia de coronavírus ainda longe de ser superada no país, os banhistas promoveram aglomerações e muitos foram flagrados sem a máscara de proteção.

Banhistas e pedestres vão às praias do litoral paulista neste sábado — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio, a orientação da prefeitura de não ocupar a faixa de areia com barracas e cadeiras foi desrespeitada por quem frequentou as praias. Os banhistas também não mantiveram o distanciamento exigido e descumpriram a determinação de só dar um mergulho e sair do mar.

Para o feriado da Independência, a cidade está com ocupação de mais de 40% nos hotéis.

São Paulo

No Estado de São Paulo, houve congestionamento nas estradas que levam para as praias. Até as 12h, 122 mil veículos desceram para o litoral paulista, de acordo com balanço da concessionária Ecovias.

Em Caraguatatuba, no litoral norte, as praias ficaram cheias na manhã deste sábado. Segundo prefeitura, a expectativa é de que entre 70% e 80% dos hotéis e pousadas da cidade estejam ocupados. Em São Sebastião, as praias também receberam muitos banhistas. A prefeitura estima que 60 mil turistas devem visita a cidade no feriado.

Em Santos, os banhistas foram flagrados cometendo irregularidades. Houve aglomeração e muitos não usaram máscara.

Criança brinca na faixa de areia da praia de Santos, SP, neste sábado (5) — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

Criança brinca na faixa de areia da praia de Santos, SP, neste sábado (5) — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

Ceará

Em Jericoacoara, no Litoral Oeste, a rede hoteleira está com 100% de ocupação. Vários turistas foram vistos sem o uso de máscaras e desrespeitando as medidas de proteção contra o novo coronavírus.

Espírito Santo

No Espírito Santo, as praias de Guarapari também ficaram cheias neste sábado. Até sexta-feira (4), a presença de banhistas e vendedores estava proibida no litoral do município por conta da pandemia do novo coronavírus e era permitido apenas caminhar na areia.

Guarapari é um dos principais destinos do litoral capixaba e costuma receber milhares de turistas de Minas Gerais e do interior do Rio de Janeiro nos feriados e nos verões.

Pernambuco

Já na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o movimento foi tranquilo neste primeiro sábado após o governo do estado liberar a retomada do comércio e da presença dos barraqueiros no litoral, mediante ao respeito de regras.

A segunda-feira (7), feriado do Dia da Independência, é considerada pelos recifenses a abertura informal do verão.

Leia mais

Leia também