PR: Rede municipal de ensino continua com aulas remotas por conta da pandemia

A rede de ensino municipal paranaense continuará com o ensino remoto. A decisão de não retomar as aulas presenciais nesse momento foi tomada após videoconferência entre os presidentes de 19 associações regionais de municípios do Paraná, que optaram por manter o isolamento das crianças nesse período de pandemia. 

O prefeito de Pérola e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco, explicou, durante a reunião, que em momento algum o governo do estado determinou a volta às aulas presenciais da rede pública de ensino. Ele afirmou que toda a esfera estadual está ciente dos riscos da retomada do ensino presencial nas escolas neste momento. 

Prazo para professores e alunos opinarem sobre aulas remotas vai até 14/08

Sesc sugere orientações para escolas no retorno às aulas presenciais 

Entre os argumentos apresentados durante o encontro virtual, realizado na última terça (4), estão a necessidade de preservar a saúde dos alunos, pais, professores e servidores das escolas, e a necessidade de as prefeituras respeitarem recomendações do Ministério da Saúde de proteção à saúde dos grupos de risco.  

Outro argumento apresentado pelo prefeito de Pérola foi o de ordem financeira. Por conta da redução da atividade econômica em função do distanciamento social, ocorrida desde o início da pandemia, em março, as prefeituras sofreram uma queda drástica das receitas, incluindo dos recursos usados para o pagamento dos salários dos professores.

Segundo o prefeito, nesse momento, o estado não tem condições de abrir as escolas “sem oferecer todos os equipamentos de segurança para evitar a contaminação de professores, alunos e servidores, o que também gera aumento de custos para as prefeituras.”

Foto: divulgação EBC


Leia mais

Leia também