Portugueses e brasileiros residentes em Portugal regressam ao país após quase 2 meses


SputnikNesta quarta-feira (17), após dois meses da suspensão de voos entre Portugal e Brasil devido à pandemia, portugueses e brasileiros residentes em Portugal regressaram ao país europeu em um voo da TAP.

Desde o início do segundo confinamento em Portugal, o governo português autorizou apenas três voos extraordinários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Lisboa. O terceiro voo da TAP chegou à capital portuguesa na manhã desta quarta-feira (17).

A Sputnik Brasil foi ao Aeroporto de Lisboa para saber qual a sensação de finalmente poder chegar em casa depois de tanto tempo. O Airbus A330-900neo da TAP, com capacidade para 298 passageiros, trouxe muitos brasileiros residentes em Portugal, como a Aline Sampaio, que ficou aliviada com o retorno.

“[Estou] aliviada. Aliviada pelo fato de que a gente fica muito vulnerável às decisões do governo”, afirma Sampaio, que teve de esperar 20 dias para conseguir voltar para Portugal.

A suspensão de voos regulares foi prorrogada até 31 de março, mas o Itamaraty informou que, para atender à demanda de brasileiros impossibilitados de retornar ao país, foi autorizada a realização de mais três voos comerciais extraordinários entre Lisboa e Guarulhos, a serem operados pela empresa aérea LATAM, nos dias 23, 25 e 27 de março de 2021.

Pedidos de ajuda

Por causa das restrições de voos, quase 100 brasileiros já se inscreveram neste ano em um programa da Organização das Nações Unidas pedindo ajuda para voltar de Portugal ao Brasil.

No segundo voo excepcional de Lisboa para Guarulhos, com 298 passageiros, passagens custaram até R$ 13 mil.

Avião da TAP

Avião da TAP (Foto: Reuters)

Leia mais

Leia também