Por mais direitos, mulheres realizam marcha no Centro de Vitória

Compartilhe

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), mulheres de diversos coletivos sociais do Espírito Santo realizaram a marcha “Pela vida das mulheres: Bolsonaro nunca mais!”, nas ruas do Centro de Vitória durante a tarde. A reportagem é de João Brito, g1 ES

As principais pautas do ato foram a obtenção de mais diretos, o fim da violência contra as mulheres, políticas sociais que melhorem a vida de minorias no estado, combate ao racismo e também críticas à gestão do presidente da República, do PL.

De acordo com estimativa da organização, mil mulheres participaram da marcha. As participantes se concentraram na Praça Costa Pereira, de onde saíram às 14h30 em direção ao Museu Capixaba do Negro (Mucane).

“Nosso estado sempre está nos rankings das violências, dos feminicídios, da violência policial. O 8 de março é um dia em que as mulheres do mundo todo, com sua diversidade, se mobilizam para denunciar as diversas opressões que sofrem. Queremos uma mudança dessa sociedade por completo! Chega de racismo, de desigualdades, de machismo, de fome! Queremos financiamento e políticas públicas para as mulheres”, afirmou a representante do Fórum de Mulheres do ES, Emilly Marques.

O ato terminou por volta de 18h, no Mucane. De acordo com a participante do Círculo Palmarino, grupo nacional do movimento negro, Ana Paula Rocha, o momento foi de chamar atenção também para as pautas raciais.

“No Mucane o dia de luta das mulheres vai ecoar a luta e resistência negra que se mobiliza pela arte e cria beleza para denunciar que as mulheres negras tem resistido ao racismo e ao machismo todos os dias”, afirmou a militante.

Organização estimou a participação de 1000 pessoas no ato desta terça-feira (8) — Foto: Karini Bergi

Organização estimou a participação de 1000 pessoas no ato desta terça-feira (8) — Foto: Karini Bergi

 

Leia também

Frio: veja como e onde doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua

  Pedestres e moradores em situação de rua tentam se proteger do frio na Praça da Bandeira em São...

Mais de 150 mil pessoas ainda não declararam IR no Espírito Santo

A entrega da Declaração do Imposto de Renda deve ser feita até 31 de maio. Faltando oito dias...

OBESIDADE: Excesso de peso está relacionado ao surgimento de 250 doenças

A obesidade está associada a uma redução da expectativa de vida. O aumento de doenças cardiovasculares como infarto,...

Nova Venécia se despede de Maria Auxiliadora Saturnino, a Dora do Colina

  Faleceu na madrugada desta quarta-feira (18), no hospital Roberto Silvares, em São Mateus, Maria Auxiliadora Saturnino, conhecida como ‘Dora do...