Policiais estarão nas ruas do Espírito Santo para impedir aglomerações no carnaval

As ações de fiscalização para o carnaval deste ano no Espírito Santo vão contar com quase dois mil agentes de segurança pública nas ruas para impedir aglomerações.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o efetivo destacado nos dias de feriado chegará a um total de 1.959 agentes, sendo 1.620 policiais militares, 155 policiais civis e 184 bombeiros militares.

Além disso, serão destinadas cerca de 550 viaturas da Polícia Militar para o patrulhamento diário.

A operação tem como principal objetivo o cumprimento dos decretos estaduais relacionados à pandemia do novo coronavírus.

“Garantiremos a segurança de todas as pessoas neste período, como sempre fizemos. Porém, desta vez também trabalharemos para evitar aglomerações e que nenhum evento em via pública aconteça. Caso ocorra, será considerado clandestino e cancelado. Os tradicionais blocos de carnaval também estão proibidos em todo o Estado”, frisou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho.

Além da PM, da PC e dos bombeiros, também estarão envolvidos nas ações o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), as Secretarias da Saúde (Sesa), de Economia e Planejamento (SEP) e de Turismo (Setur), as Vigilâncias Sanitárias, as prefeituras municipais e a Capitania dos Portos.

O comandante-geral da Polícia Militar, Douglas Caus, explicou como os militares vão agir caso se deparem com situações de desrespeito às normas estabelecidas.

“Caso algum militar flagre uma situação ou atenda um chamado via Ciodes (190) de aglomeração, primeiramente as pessoas serão orientadas. No entanto, havendo insistência e desobediência, as equipes, com o uso progressivo da força, farão a dispersão dos indivíduos que estiverem aglomeradas”, ressaltou o comandante.

A população também pode colaborar por meio dos canais de vigilância, tanto pelo Disque-Denúncia 181, como pelo Ciodes 190.

Plano de segurança para o carnaval foi divulgado nesta quinta-feira (11) — Foto: Divulgação/ Sesp

Plano de segurança para o carnaval foi divulgado nesta quinta-feira (11) — Foto: Divulgação/ Sesp

 

Leia mais

Leia também