Policiais Civis promovem palestra sobre prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Compartilhe

Durante o mês de maio, as equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, Adolescente e Idoso (DPCAI), do município de Linhares, realizaram duas palestras em escolas municipais da zona rural de Rio Bananal. Os eventos ocorreram com o apoio de Policiais da Delegacia de Polícia de Rio Bananal em parceria com Conselho Tutelar do município.

As palestras tinham como objetivo cumprir o papel preventivo sobre abuso e exploração sexual, tendo como norte a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – Maio Laranja.

A primeira palestra aconteceu no dia 04 de maio na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Santa Rita, para cerca de 142 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino fundamental. Já a segunda palestra, aconteceu no dia 11 de maio, para cerca de 200 alunos, também do 5º ao 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tiradentes.

Para a titular da Deam de Linhares, delegada Silvana Paula Soeiro, é importante trabalhar a prevenção, sobretudo, de abusos sexuais, para as crianças e adolescentes. “É a Polícia Civil levando esperança para nossas crianças. Foi genuíno ver a alegria das crianças ao receberem os policiais na escola”, destacou a delegada.

Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

As palestras foram realizadas em alusão ao Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio. A data é referente ao Caso Araceli. No dia 18 de maio de 1973, uma criança de oito anos chamada Araceli Crespo, foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. Seis dias depois, seu corpo foi encontrado, no município de Vitória, desfigurado com ácido e com sinais de violência sexual. Em 2020, o Congresso Nacional instituiu a data como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil em alusão a esse crime.

Texto: Victória Meireles

Leia também

Barra de São Francisco e municípios vizinhos recebem equipamentos agrícolas

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou 92 equipamentos...

Nova Venécia divulga processo seletivo para professor e supervisor escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai abrir inscrições para processo seletivo...

Caged: país registra saldo de 277 mil novas vagas formais de trabalho

Em maio deste ano, o Brasil registrou um saldo de 277.018 novos empregos formais. Segundo os dados do...

Em quase um ano e meio, hortão municipal teve produção recorde de legumes verduras

A distribuição de verduras e legumes continua sendo realizadas dia a dia por servidores da secretaria de Agricultura...

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Vila Valério

As Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam um homem de 36 anos, no Córrego de...

Ataque a tiros em desfile de 4 julho nos EUA deixa pelo menos cinco mortos

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas durante um tiroteio...